Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

domingo, 30 de junho de 2013

XVII. A Estrela
O Arcano da Esperança, do Crescimento e da Mãe do futuro
 
Compilação de 
Constantino K. Riemma
 
 
 
A Estrela no Tarot de Marseille-Kris Hadar
 
Uma mulher com um joelho apoiado no chão tem uma jarra em cada mão; derrama conteúdo de uma delas numa superfície de água (rio ou lago) e, da outra, na terra. No céu há oito estrelas.
A mulher é jovem e está completamente nua; seus cabelos caem livremente sobre as suas costas e ombros. O joelho que está apoiado no chão é o esquerdo; a ponta do pé direito está em contato com a água. Representada ligeiramente de três quartos, seu olhar parece ignorar o trabalho que realiza. Do chão brotam uma planta com três folhas e, um pouco mais atrás, dois arbustos diferentes se destacam contra um céu incolor; sobre o da esquerda um pássaro negro de asas abertas parece estar pousado ou a ponto de levantar vôo.
No céu podem ser vistas duas estrelas de sete pontas e cinco estrelas de oito pontas. Estão dispostas simetricamente em volta de uma estrela muito maior, que tem dezesseis pontas, oito amarelas e oito vermelhas.
<-- a="" de="" div="" estrela="" hadar="" kris="" marselha="" no="" por="" restaurado="" tar="">
Significados simbólicos
Esperança, confiança. Idealismo. Imortalidade. Plenitude. Beleza. Natureza.
O céu da alma. Influência moral da idéia sobre as formas.
Interpretações usuais na cartomancia
Pureza, entrega às influências naturais, sadias. Confiança no destino. Plenitude e sensibilidade poética, intuição. Bondade, espírito compassivo. Energia, convalescença.
Mental : Alguém traz uma força para ser utilizada, mas não diretamente. É a inspiração do que deve ser feito.
Emocional : Uma corrente de equilíbrio e de esplendor.
Físico : A satisfação, o amor humano em toda a sua beleza; o destino dos sentimentos que animam o ser. Realização das coisas através da ordem e da harmonia.
Em questões referentes à arte, esta carta fala do dom de encantamento, ou seja, o resplendor que atrai o próximo.
Sentido negativo : Harmonia desviada do seu destino; harmonia física pouco duradoura.
Falta de vergonha, despudor, leviandade. Falta de espontaneidade. Coações, moléstias. Natureza artificial e anti-higiênica.
Tendência para a evasão e para o romantismo exagerado. Temperamento inapto para a vida prática. Estreiteza de visão, doenças.
A Estrela no Tarô de Bartolomeo Colleoni, Milano 1460-1470 -->
 
Ilustração in Andrea Vitali
www.www.letarot.it
Le Stelle - A Estrela - no Taroccho Colleoni
História e iconografia
O número de estrelas representadas neste arcano varia, segundo o modelo do Tarô, de seis a oito. Astronomicamente, parece referir à constelação das Plêiades (uma estrela grande, rodeada de sete menores) ou ao setenário sideral com o Sol no centro.
A Constelação de Aquário
Representação de Aquário
Ganimedes, o mais belo mortal, levado
por Zeus ao Olimpo, para ser escanção
(= servidor de vinho) dos deuses.
 
“Fala-se de sete Plêiades – disse o sutil Ovídio – mas na verdade não vemos mais que seis."
Devido à reprodução quase textual da alegoria do signo de Aquário , muitos vêem no Arcano XVII uma herança zodiacal. Mas van Rijneberk nota, com razão, que tanto este signo bem como suas alegorias das correntes de água, foram tradicionalmente representados com figuras masculinas.
Outra diferença entre a carta e seu pretendido modelo é o número de ânforas: tanto Aquário quanto os seus similares alegóricos (que incluem representações do Dilúvio) transportam um só recipiente.
É possível, desse modo, atribuir à Estrela uma relativa originalidade, o que permite supor que a freqüente mudança de sexo de Aquário, em imagens posteriores ao século XVI, teria se inspirado no Tarô.
No verbete dedicado a este signo zodiacal no seuDicionário de Símbolos, Juan-Eduardo Cirlot passa uma informação que vale a pena citar:  “No zodíaco  egípcio
de Denderáh o homem de Aquário dispõe de duas ânforas, troca que explica melhor a transmissão dupla das forças, em seus aspectos ativo e passivo, evolutivo e involutivo, duplicidade que aparece substantiva no grande símbolo de Gêmeos”.
Uma fonte menos provável, mas não impossível, da iconografia desta estampa pode ser encontrada noApocalipse (XVI, 3, 12): ali é dito que os sete anjos derramarão suas taças sobre o solo e o ar, mas sobretudo sobre os cursos d'água.
A estrela – individual e guia ; sinal da divindade sobre o céu do herói – é um emblema comum a diversas mitologias. Delas passa para a tradição e a arte cristãs, e na atualidade pode ser encontrada em numerosas manifestações folclóricas no seu sentido alegórico mais transparente: a pureza , odestino prometido , a elevação.
São João Crisóstomo (Patrística grega, tomo LVI) parece ter recolhido a seguinte lenda: um povo oriental, do qual só sabemos que vivia perto do oceano e que tinha entre as suas tradições um livro atribuído a Set, escolheu em época remota doze homens dentre os mais sábios, cuja missão era única e surpreendente: vigiar o nascimento de uma estrela que o livro previa; se algum deles morria, seu filho ou parente mais próximo era eleito para substituí-lo. Mantiveram este rito durante gerações, até que a estrela da sorte apareceu no horizonte: três deles foram então encarregados de segui-la, o que fizeram por dois anos, durante os quais nunca lhes faltou bebida nem comida.
“O que fizeram depois – conclui o curioso pergaminho – é explicado de forma resumida nos Evangelhos."
 
A Estrela no Tarot de Visconti-Sforza
A Estrela
Tarô Visconti Sforza(1450)
A Estrela no Tarot de Oswald Wirth
Tarô de Oswald Wirth
 
Quanto à parte inferior do Arcano XVII, Wirth acredita que o arbusto ali representado seja uma acácia“mimosa do deserto, cujo verdor persistente simboliza uma vida que se recusa a extinguir-se”. O prestígio mítico da acácia é tão vasto quanto intrincado, pois além de ser a planta emblemática da esperança na imortalidade, foi também protagonista de histórias notáveis: entre suas raízes teria sido enterrado Hirã, detentor da tradição perdida, depois de ser assassinado; da sua madeira teria sido construída a cruz de Jesus Cristo.
Deve-se acrescentar que a jovem da figura lembra o princípio feminino de certos ritos primordiais, “a mãe sempre jovem, a consoladora, a clemente, a natureza amável e bela, a terna amante dos homens”. É sob este aspecto que os oráculos tendem a relacioná-la à juventude e ao bom humor, ao sonho e às suas revelações, e à realidade da poesia.
Fulcanelli acrescenta ainda o duplo sentido simbólico da estrela, como  concepção e nascimento,  e faz uma bela descrição de um vitral de sacristia de Saint-Jean de Rouen: ali estão representados Benito e
Felicitas, pais de São Romão; os esposos estão deitados na cama totalmente nus; sobre o ventre da mulher, que acaba talvez de conceber o santo, pode-se ver uma estrela.

sábado, 29 de junho de 2013

Celebração do Dia

29 DE JUNHO
Neste dia, nos rituais de Santeria, cubanos, celebrava-se o deus Elegba ou Legba, o senhor dos caminhos, das porteiras e das encruzilhadas, cujo equivalente na Umbanda brasileira é o Exu Guardião. Originariamente, um antigo deus solar em Dahomey, atualmente é uma poderosa divindade do panteão Vodu.
Antigamente, em Dahomey, celebrava-se, neste dia, Minona ou Marmoninon, a deusa do bem e do mal, detentora dos poderes mágicos, mãe, guardiã e protetora das mulheres. Acreditava-se que ela morava nas florestas e podia ensinar a magia – para o bem e para o mal – a todos que a agradecessem e a homenageassem. Conhecida como mãe de Legba e de Fá, ela ensinava, também a adivinhação com sementes de palmeiras. Todas as mulheres tinham um altar para Minona em suas casas, onde lhe ofertavam frutas frescas e pediam-lhes proteção e fartura.
Nas Américas Central e do Sul festejava-se, neste dia, São Pedro, reminiscência das antigas festas solares deste mês. Em Malta, comemora-se o festival Mnarja, reminiscência de uma antiga festa da colheita.
Aproveite as energias e presságios deste dia e conecte-se ao seu guardião, reverenciado-o de acordo com sua fé e conhecimento. Peça-lhe proteção, abertura dos caminhos e força para vencer os obstáculos. Consulte algum oráculo para uma orientação específica ou prepare alguma defesa para si como um talismã, patuá, amuleto ou runa de proteção.

sábado, 8 de junho de 2013

Você está fora da prisão, fora da gaiola; pode abrir as asas e o céu inteiro é seu. Todas as estrelas e a lua e o sol, pertencem a você. Você pode desaparecer no azul do além... Basta desfazer-se do apego a essa gaiola. Saia dela, e o céu inteiro será seu.
Abra as suas asas e voe passando à frente do sol, como uma águia.

No céu interior, no mundo interior, a liberdade é o valor mais alto -- tudo o mais é secundário, inclusive a bem-aventurança, o êxtase. Existem milhares de flores, elas são incontáveis, mas todas elas só se tornam possíveis em clima de liberdade.
Osho Christianity, the Deadliest Poison and Zen… Chapter 6

Comentário:
O pássaro retratado nesta carta está olhando para fora, do que parece ser uma gaiola. Não há porta; na verdade, as barras estão desaparecendo. As grades eram uma ilusão, e esta avezinha está sendo atraída pela graça, pela liberdade e pelo encorajamento das outras. Ela está abrindo suas asas, pronta para alçar vôo pela primeira vez.
O surgimento de uma nova compreensão -- o de que a gaiola sempre esteve aberta e o céu sempre esteve ali para que nós o explorássemos -- pode fazer com que nos sintamos um pouco abalados de início. Está bem, e é natural sentir-se chocado, mas não deixe que isso desperdice a oportunidade para vivenciar a leveza de coração e a aventura que lhe estão sendo oferecidas ali mesmo, junto com a sensação de abalo.
Deixe-se levar pela delicadeza e gentileza desse momento. Sinta o bater de asas dentro de você. Abra as asas e seja livre.

Significado dos Arcanos Maiores do Tarô Sevenfold Mistério

Hoje vamos ver o significado dos Arcanos Maiores do Tarô do Mistério Sevenfold, que por sua maior simbolismo e sua riqueza de imagens, símbolos generosas, permitem uma interpretação detalhada do que você quer ver. Estes cartões podem ser utilizadas por qualquer pessoa, para o maior nível intuitivo e espirituais, bem como aqueles que são inteiramente terrestre, racional e matemática analítica. Ao lê-lo obtido excelentes resultados, a linguagem que trata é de fácil acesso e tem a informação que pode ser estudado e calculado, é um tarot organizado e estruturado.

Você precisa conhecer as letras. Tirá-los e vê-los. Descrevê-los em voz alta. Medite com eles. Escreva descrições de cada um em um notebook. Analise suas próprias reações. Quais os cartões que você gosta e quais não? Que emoções provocá-lo? Como isso afeta as várias cores em cada cartão? Que aspectos da carta-lhe atenção?
Deixe a sua intuição guiá-lo.

0 EL LOCO

A dança da mulher com Greyhound representa a tampa tolo sábio. Esta ilustração é uma homenagem ao pintor pré-rafaelita Burne-Jones, eo número é baseado no desenho chamado insanidade. O lema latino on top "stultitia" significa um disparate. É a raiz da palavra, ao ridículo.

I DO MÁGICO

O Assistente tem sete apontou sua varinha sobre a sua cabeça e faz uma lemniscata no ar. É cercado pelos símbolos dos quatro naipes e os quatro elementos. Esta obra contém elementos que ligam os primeiros tarôs ainda se junta a eles com elementos de plataformas ocultistas modernos.

II A Sacerdotisa

Esta ilustração de uma Sibila antiga com o seu cão é a Sacerdotisa da tampa. A imagem é baseada em dados do Thessalica Europeia ou Sybil, um dos doze sibilas antigas eram muitas vezes representadas na arte renascentista. Thessalica viveu na Grécia, perto da cidade de Tebas, a cidade murada visto no fundo.

III A IMPERATRIZ

A Imperatriz, com o seu cão e sua águia, é um símbolo de sensualidade e abundância. Ela tem elementos que são derivados do baralho Waite Smith, como o emblema do coração, mas também dos mais antigos terraços do Renascimento, como a da águia. A Águia está pronto para voar para o centro do mundo, onde se reunirá com a águia imperial.

IV O Imperador

O imperador é ao mesmo tempo robusto e refinado. Ele tem elementos que são derivados a partir do convés Waite Smith, mas também a mais antiga Renaissance coberto. A águia na parte de trás do seu trono está pronto para voar para o centro do mundo.

V O SACERDOTE

O nome do sumo sacerdote vem do nome do sumo sacerdote dos mistérios de Elêusis. Literalmente significa sacerdote sagrado. Nosso Sumo Sacerdote tem elementos que ligam para o Egito, Pitágoras, e os sacerdotes de Eleusis, dos Papas, e os Rosacruzes.

VI OS AMANTES

O jovem cavaleiro, no centro da placa de amantes deve escolher entre dois amantes, uma mulher vestindo uma coroa de louros, que representam virtude e uma mulher com uma coroa de flores em nome da sensualidade. A Greyhound toma a forma simboliza a fidelidade. O cavalo é o protagonista da história contada nos triunfos e virtude sempre optam por tornar a história pode continuar para o próximo nível.

VII O CAMINHÃO

The Chariot ilustra o mito de que Platão apresenta no Fedro. A escuridão ea luz dos cavalos eo cocheiro representando cada um dos três aspectos da alma: a alma de apetite, a alma da vontade e da alma da razão. Dividindo vinte Tarô números supera em três grupos de sete cartas cada um, vemos que os três grupos correspondem a esses três aspectos da alma.

JUSTIÇA VIII

Como nas primeiras cartas conhecidas de Justiça, criado pelo duque de Milão, em meados da década de 1400, a Justiça é visto aqui com seu cavaleiro campeão.Idealmente, como a personificação da cavalaria, cavaleiros juraram defender a virtude ea justiça para defender a honra das mulheres. Justiça passa a espada em sua defesa.

IX HERMITAÑO

O eremita tem ido a um planalto desértico, onde você pode experimentar a estrela de sete pontas diretamente em seu ambiente. A figura é baseada na pintura de Burne-Jones, O peregrino às portas da ociosidade

X roda da fortuna

A deusa da fortuna está com os olhos vendados no centro da roda.Como muitas vezes encontrada na arte renascentista, roda da fortuna, tempo e destino, é representado pela roda celestial do zodíaco. Este é o significado mais antigo deste símbolo.Fortuna é uma deusa da sorte e mapa astral foi projetado para atribuir a sua influência no momento do nascimento de um.

FORCE XI

Tarot Em virtude da força é normalmente descrita como uma mulher que domou um leão. Sua força não é a força física do leão, mas a maior força no amor e na amizade. Aqui, os amigos são um galgo e um gato siamês. Para fazer amizade com os animais que você tem que se disciplinar. Este é o treinamento real e esta é a virtude.