Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

segunda-feira, 25 de março de 2013

Arcanos maiores do Tarot


O tarô esotérico é constituido de 78 arcanos e se encontra dividido em dois grandes grupos: osarcanos maiores possuem 22 símbolos arquetípicos que revelam os estados latentes das ideias e possibilidades da vida e os arcanos menores que expressam os resultados e as formas das ideias, contidos no primeiro conjunto, possui 56 arcanos distribuídos por quatro símbolos básicos: o Naipe de Ouros, o Naipe de Espadas, o Naipe de Copas e o Naipe de Paus. Por sua vez, cada naipe, possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval (Valete, Cavaleiro, Rainha, Rei).

            Os Arcanos Maiores

1) O Mago: arquétipo representado na carta por um adolescente, que tem um longo caminho a percorrer. Normalmente, tem sobre a sua cabeça o símbolo do infinito, dadas as inúmeras possibilidades e oportunidades que tem à sua frente. Esta carta tem o número I e a letra hebraica Aleph. Tem uma mesa à sua frente, onde se podem ver quatro objectos simbólicos: uma taça, um punhal, um pergaminho e uma moeda. O punhal é o simbolo da luta, da energia sexual, do poder e da vitória. A moeda é o simbolo do mundo material, dos bens e do dinheiro. O pergaminho é a inteligência, o estudo, a espiritualidade. A taça, por sua vez, simboliza as emoções, o amor, o coração, a sensibilidade. O bastão é o simbolo da vontade e da sabedoria.


A carta representa o poder da mente em direcionar um projeto com maestria, concentrando esforços e inteligência para um determinado fim. Representa também a concentração sem esforço, pois trabalha e cria com naturalidade e espontaneidade. Pode representar ainda como uma necessidade de tomar uma iniciativa imediatamente, de ousar mais.



2) A Sacerdotisa: representada pela imagem de uma mulher da casa dos 40 anos, vestida com trajes papais ou cerimoniais. Simboliza uma figura materna, grande detentora de conhecimento, mas que precisa protegê-lo de influências. Esta carta tem o número II e a letra hebraica Beth ou Guimel.


A papisa ou sacerdotisa, nos tarôs modernos simboliza o sabedoria, o conhecimento, a intuição, o crescimento, a gestação, a nutrição da alma e do corpo. Nos clássicos fala daquilo que é escondido e maquiado, de assuntos secretos que não podem vir à tona para que a situação permaneça a mesma, ou que precisem vir à tona para que a situação possa evoluir. Sua mensagem é: Siga a sua intuição e tenha atenção ao que está velado.



3) A Imperatriz: Representa uma mulher na casa dos 30 anos, bonita, elegante e sedutora. Em alguns baralhos, a Imperatriz aparece grávida. Esta carta tem o número III e a letra hebraica GIMEL.


A imperatriz mostra-nos o poder da beleza e da riqueza. É um arcano de realização, tanto que tem na sua mão o ceptro do poder, mas também tem um escudo para se proteger, pois na posição em que se encontra, não pode confiar em muitos. É uma imperatriz que cuida da sua aparência e guarda as suas posses. Em alguns baralhos, aparece grávida, o que significa que há uma preparação, há um processo que ainda não está concluído. A mensagem que a carta passa é que, neste momento, as conquistas estão favorecidas. É um momento de muita força e muita sorte.   



4) O Imperador: representa um homem com mais ou menos 45 anos, um guerreiro forte e governante absouto. É duro, inflexível e rico. A carta tem o número IV e a letra hebraica DALETH.






O imperador gosta de planejar, colocar em prática seus mais audaciosos planos, depois os controla e comanda pessoas para as suas conquistas materiais. Com o imperador, temos a certeza de possuir condições para concretizarmos tudo o que queremos, pois temos as condições materiais, estruturais e financeira para a concretização. Esta carta pode significar também um homem de posição,no jogo de uma mulher,se a pergunta se relacionar com o lado sentimental,o Imperador pode significar um homem que tem ou terá importância na sua vida.Vem sempre bem acompanhada (cartas de conotação boa)pode significar a corte de um homem de grande virtude, sem ciúmes,uma figura paternal ou um marido muito simpático.



5) O Papa: é um homem com mais ou menos 60 anos, um sacerdote da alta hierarquia, um dirigente espiritual. Esta carta tem o número V e a letra hebraica HE.


Representa o domínio sobre a religião, a filosofia e a espiritualidade. Sempre representa pessoas que são mais religiosas do que materialistas. Quando este arcano aparece, ele confirma que tudo será resolvido de maneira amigável, buscando encontrar sempre o acordo para uma situação. Em caso de separação o Papa reconcilia, se ainda nao for casado o Papa oficializa uma união. Esta carta trás paz,moderaçao, actos reflectidos e bem organizados, aconselha a pensar e não ser demasiado materialista. Trás consigo o poder da fé e da meditação, e a sua mensagem é "Ajuda-te a ti próprio e o Céu ajudar-te-á".



6) Os Enamorados: pode representar um homem dividido entre duas mulheres mas também pode representar simplesmente um casal.


Resumidamente, a carta significa atração, dúvida, indecisão, relacionamento afetivo, dualidade, duplicidade, união de opostos, caminhos a escolher e comunicação. Sua mensagem: é um momento propício para tomar decisões. Há barreiras que devem ser ultrapassadas. Tome a decisão com o coração.



7) O Carro: tem como figura central uma carruagem puxada por dois cavalos: um branco e um negro. A carruagem é dirigida por um rei, ou imperador. Esta carta tem o número VII e a letra hebraica Zain.


Resumidamente, a carta simboliza a vitória, direcção, controlo, esforço, confiança, o caminho. Com o carro há progresso, há projectos em andamento. Simboliza a ação, que se toma a seguir a uma decisão. Aquilo que foi resolvido está a ser executado, é a realização de projectos. O simbolismo dos cavalos é evidente: o cavalo branco significa "o Bem", o cavalo negro significa "o Mal". Isto quer dizer que a pessoa que está a dirigir a carruagem deve ter força e liderança suficientes para evitar que um anule o outro. Deve ter controle firme para manter o equilíbrio. Significa que na caminhada espiritual, este Arcano representa o momento em que o viajante passou pela encruzilhada, tomou um rumo firme e está determinado a cumprir mais etapas evolutivas.



8) A Justiça: representa uma mulher relativamente jovem, sentada numa cadeira imponente. Olha para o horizonte, sem qualquer expressão. Não há sensualidade, nem agressividade. Parece calma, equilibrado, limpa, ordenada. A carta tem o número XI e a letra hebraica CHET ou HET.


Este arcano traz o equilíbrio, a isenção, a análise do passado. É um arcano passivo que cumpre um papel, representa uma instituição. Também simboliza a colheita - "Cada um colhe aquilo que plantou". Na balança que a figura da Justiça segura numa das mãos, existe uma moeda e uma taça, que se equilibram mutuamente. Ora, a moeda simboliza o plano material e a taça simboliza o plano emocional, ou seja, os dois devem estar equilibrados. Na outra mão, a Justiça segura uma espada, símbolo da punição que pode distribuir a quem a merece.

Na caminhada espiritual, este Arcano representa um momento de equilíbrio, no qual se recebem as recompensas (ou punições) materiais e emocionais pelo caminho já percorrido. É inevitável.

Mensagem: Reflita sempre antes de tomar decisões. Elas devem ser justas.



9) O Eremita: é uma carta que simboliza o isolamento, restrição, afastamento. O eremita isola-se para descobrir o conhecimento que o rodeia, na natureza, por exemplo, e também para se autoconhecer. O aspecto fundamental é que necessita de cortar os laços (temporariamente ou não) com a sociedade que o rodeia. A carta tem o número IX e a letra hebraica TET.







Um homem barbado, recurvado, de idade avançada, segura em sua mão direita uma lanterna parcialmente coberta por uma capa, onde representa o conhecimento da ciência oculta. Ele se apoia no bordão (bastão) da prudência, que o acompanha em sua busca.O Ermitão mantém a lanterna bem perto dos olhos para se orientar melhor, mostrando a luz da inteligência e da sabedoria, (esta lamparina também significa a luz da verdade). Significa também que a luz atinge o passado, o presente e o futuro. O tom escuro de seu manto simboliza a austeridade.

Ele segue sua viagem através do tempo como um solitário, tendo como único consolo a sabedoria, que as vezes, é um penoso fardo para ele. Este arcano se refere à acumulação de conhecimentos e está disposto a ouvir e ajudar os que o procuram. Representa o valor do conhecimento adquirido à custa de trabalho ininterrupto, que apenas mentes privilegiadas conseguem desenvolver. Sua mensagem recomenda a paciência e dedicação.



10) A Roda da Fortuna: representa uma roda com nove raios. No alto da roda está uma figura que parece metade anjo, metade diabo. À volta da roda, está um bebé, um menino, um jovem um homem e um idoso. A roda quer representar o ciclo da vida e está suspensa num ambiente com os quatro elementos: Fogo, Água, Terra e Ar. A carta tem o número X e a letra hebraica YOD.


Todos nós sabemos que a roda da fortuna representa as situações de mudanças em nossa vida. Essas mudanças nos fazem sair de uma rotina que faz com que a vida tenha pouco gosto e variedades. Ora, a roda da fortuna vem trazer as novidades, as surpresas e assim trazendo um novo gosto para nossa vida.A roda da fortuna representa a garantia de cumprimento de um destino, representado pela lei de causa e efeito e também pela lei da compensação. Tudo leva a crer que de um jeito ou de outro o destino de uma pessoa será cumprido.



11) A Força: esta carta tem em primeiro plano uma mulher e um leão. Ela é jovem, tem os cabelos soltos e parece uma Maga de Luz. Domina o leão. A carta tem o número VIII e a letra hebraica KAPH.


Em alguns baralhos, esta carta tem uma Maga da Luz dominando um Leão e uma Maga das Trevas dominando um Dragão. Este simbolismo representa o uso do Bem e do Mal para se obter aquilo que se quer. O Arcano mostra o domínio no campo material e espiritual, com um controlo quase absoluto. Pode indicar que uma força superior está a dominar alguém. As duas magas representam a espiritualidade nos seus dois níveis, o leão representa a força bruta e o dragão a sexualidade.



12) O Enforcado: na gravura da carta, ve-se um homem pendurado pela perna esquerda, sob uma forca. Sua expressão é triste e distante, porém seus braços estão cruzados atrás do corpo, em sinal de quem não quer lutar contra sua condição



O Enforcado, quando aparece em uma consulta, significa culpas e arrependimentos, castigo justo e passivismo. O Enforcado carrega consigo a culpa e está feliz por se martirizar por si e pelos outros, abrindo mão de algo concreto para poder se alcançar um objectivo maior (sacrifício). Como um todo, há um sugestão de vida em suspensão, mas vida, não morte. A história natural é mais elevada incorporada neste simbolismo: após o sagrado Mistério da Morte há o glorioso Mistério da Ressurreição. A destruição do egoísmo vivifica a humanidade, e isto envolve o sacrifício que consagra.



13) A Morte: quando aparece numa consulta, ela significa uma grande transformação na vida do consulente. Esta mudança nem sempre é negativa, sendo portanto injustificado o temor que muitos têm dessa carta.


A morte, representada pela carta do Tarot de Marselha, tem como plano principal um cavaleiro, de gênero não definido, segurando em sua mão esquerda uma bandeira, cuja estampa lembra uma estrela apontada para baixo. Sob seus pés alguns cadáveres, entre eles o rei, e o último deles o sacerdote. Ao fundo, ao que parece, tem-se a idéia de um lago. A carta da morte mostra que mudanças involuntárias irão ocorrer e que não se deve tentar impedi-las, pelo contrário, deve-se aceitá-las.



14) A Temperança: Um anjo passa água de um vaso ao outro. Ambos significam a moderação e a sobriedade, e o líquido, a essência da vida. No zodíaco, representa o signo de aquário. A operação é feita sob a água.

A carta, ao ser retirada, dependendo do contexto, indicaria a necessidade de se equilibrar o uso da razão e da emoção nas questões capitais ou de relevância mais acentuada.



15) O Diabo: um diabo eleva uma mão aberta e na outra segura uma espada, ele se encontra sobre uma espécie de altar. Ao nível do piso se encontram dois demônios menores, um feminino e outro masculino amarrados ou presos pelo pescoço ao altar. Aparentemente, têm suas mãos atadas atrás.


O Diabo manifesta o destino (bom ou mau). Poder de sedução, impulso cego, tentação, obsessão. Desvio sexual. Um estado mental (confesional). As paixões carnais descontroladas. Posição invertida: Carta daninha, fatalidade, mau uso da força. Fraqueza, cegueira, desordem. Efeitos maléficos. A patética condição humana que prefere a ilusão à verdade.



16) A Torre: é uma referência à história bíblica da Torre de Babel, em que Deus destrói uma torre construída pelo homem para chegar a Deus.


Quando aparece numa consulta, ela significa que as coisas que não se encaixam serão separadas definitivamente por Deus (ou pelo Destino) na vida do consulente. A mudança através da força da natureza é uma oportunidade de um novo começo material sem rompimento propriamente com o espiritual, o consulente com isso tem forças para se erguer, pois o que não o destrói o fortalece.



17) A Estrela: está associada com o cromossomo Y e com a dimensão movimento. O protagonista desta carta é uma (sencilla) donzela totalmente desnuda, símbolo da revelação da essência fundamental do ser.


Possui em suas mãos dois jarros, representando a hereditariedade do pai ou da mãe. Está ajoelhada nas margens de um rio, símbolo do movimento, enquanto joga o conteúdo de uma das jarras na correnteza e o conteúdo da outra na terra, representando como o genótipo do antecessor se integra ao novo ser, quase cai no rio, enquanto a outra parte, que cai na areia, se perde sem ser fértil. As sete estrelas que dominam o naipe representam os planetas, que influenciam este processo, e tal como prediz a forma piramidal quando indica que os riscos do fenótipo do recém-nascido estão incluídos pelas conotações astrais do horóscopo natal. A Estrela significa esperança, ajuda inesperada (por sua vez, proteção metafísica), perspicácia e claridade de visão, inspiração, flexibilidade. Um grande amor será dado e recebido. Boa saúde. Carta totalmente espiritual.



18) A Lua: a Lua parece atrair (ao contrário do Sol) dezenove manchas de cor, em forma de lágrimas. Essa direção das gotas variam com as diferentes desenhos, mesmo entre as versões clássicas. Embaixo da Lua há dois cães e, mais atrás, duas torres. Alguns autores reconhecem um dos animais como cão e, o outro, como lobo. Em primeiro plano, um lagostim encontra-se num tanque que, com suas bordas retas, parece construído; os dois cães têm a língua para fora, dando a entender que querem lamber as gotas. Do chão brotam várias plantas. As duas torres parecem delimitar e proteger o espaço no qual se encontram os animais e o tanque. A Lua está ao mesmo tempo cheia e crescente; dentro desta última figuração vê-se o perfil humano. Os raios são de dois tamanhos. As dezenove lágrimas estão dispostas em forma de colar, numa fileira dupla e com a ponta para baixo.


A inteligência instintiva, os ciclos vitais. Os elementos, o mundo visível, a luz refletida, as formas materiais, o simbolismo. Imaginação. Reflexão e reflexos. Aparências. Ilusões. O momento de reavaliar a direção em busca do retorno à fonte.



19) O Sol: a carta mostra uma ou duas crianças nuas (um menino nu pouco, às vezes, cavalgando um pônei branco ou um menino e uma menina), girassóis, muitas vezes, uma parede, por vezes, um muro.

O arcano maior o sol é encarado como uma dádiva. Sempre que aparece em uma leitura ele mostra realizações no plano material, afetivo e profissional. Além disso, de acordo com o Tarot, esta carta mostra que estamos de bem conosco e com a vida, tornando-nos assim mais felizes e contentes.



20) O Julgamento: algumas palavras frequentemente relacionadas na leitura/descrição da carta:
Julgamento ----- Renascimento ----- Chamado Interno ----- Absolutismo
Recomeço ----- Aceitação de erros/ações do passado ----- Superação
Perdão ----- Fim de uma repreensão ----- Reconciliação ----- Renovação
Decisão ----- Resgate ou Ajuda ----- Começo ----- Esperança ----- Redenção


Este é um momento de separação entre o passado e o futuro, neste momento o consulente irá colher os frutos do que plantou.



21) O Mundo: representa a conclusão do caminho iniciado pelo O Louco. O Mundo é representado por uma mulher seminua em pé ou um hermafrodita no centro de uma mandala (guirlanda de flores), com um bastão em sua mão e quatro seres (leão, touro, águia e anjo) representando os quatro signos fixos do zodíaco (aquário, escorpião, touro, leão). Retrata a conclusão, integração, expansão, contentamento, felicidade, harmonia. O mundo representa o término de um ciclo de vida, uma pausa na vida antes do próximo grande ciclo começar com o louco. A figura é as vezes representada como sendo do sexo masculino e feminino, acima e abaixo, suspensos entre o céu e a terra. É a completude.


Provavelmente uma das cartas mais positivas do Tarô, o Mundo representa elevação, abertura, desprendimento , suavidade e felicidade. Representa o fim de um ciclo e preparação para um novo começo, é o desfecho da viagem arquetípica iniciada pelo arcano sem número, o Louco.



22) O Louco: esta carta representa um jovem leve e solto, que caminha a tocar flauta. À sua frente está um precipício. Tem uma trouxa às costas, há uma borboleta que voa por ali e um cão que lhe morde o calcanhar.


No louco, tudo é leve e solto. Isto pode trazer inquietação e atividade, pode trazer mudanças àquilo que está estagnado. O cão tenta avisá-lo do precipício que tem à frente, mas parece que ele nem percebe, por estar distraído a olhar a borboleta, livre. Simboliza o desligamento da matéria, uma história a ser vivida, continuar vivendo a vida sabendo que algo surpreendente poderá acontecer e aceitar esse fato despreocupadamente. O acaso irá resolver tudo. Pode ser interpretado como despreocupação, curiosidade de experimentar coisas novas ou até mesmo um pouco de confusão. Também pode significar que o Louco partiu em busca de algo que procurava, como um desejo que de repente extravasa, uma busca que foi sufocada durante muito tempo. Geralmente o conselho é seguir a espontaneidade e estar aberto para tudo aquilo que a vida tem a lhe oferecer. Deve-se aceitar que você é um aprendiz da vida.

Na caminhada espiritual, o Arcano representa o momento em que a caminhada pode ser retomada, pois a busca interior volta a pressionar o iniciado. A nova caminhada vai ser feita a um nível diferente da anterior, proporcionando crescimento e evolução.

0 - O Louco
O Louco, ou O Bobo é uma das cartas mais importantes do Tarot e representa todo aquele que procura experiências. Pode significar o início de um novo capítulo, envolvendo possivelmente um risco que necessite de sabedoria e coragem. Se invertida, também pode significar temeridade e falta de motivação.
Esta carta combina apenas com outras de grande espiritualidade e é anulada por cartas poderosamente materiais, tais como A Roda da Fortuna ou O Diabo. Se o Eremita sair antes dela, saber-se-á um segredo. Se for seguida por O Eremita, o segredo estará a salvo. O Louco com O Carro significa notícias importantes. O Louco e O Sol significa que algo inesperado virá trazer ordem, conforto e felicidade.
I - O Mago
Esta carta é apresentada quer como um Remendão quer como um Mágico e representa o auto-conhecimento, a mestria da palavra escrita ou falada, o amor pelas ideias novas e uma vontade de correr riscos. Implica também a orientação através de forças ocultas, e quando invertida, pode significar fraude e uso incorrecto de poderes ocultos.
Se  O Mago e A Morte se opuserem, o resultado será o cancelamento de um acontecimento. Se aparecem perto uma da outra, em qualquer posição, anulam-se. Se O Mago se opuser a O Diabo ou à A Roda da Fortuna, haverá um adiamento. Se O Mago estiver invertido em frente à A Sacertdotisa, significa poderes ocultos mal utilizados.      
II - A Sacerdotisa
Carta profundamente misteriosa e dual. A Sacerdotisa pode significar a percepção interior, grandes capacidades artísticas e criativas, uma sede de aprendizagem e um desejo de independência. Quando invertida, pode significar talentos não desenvolvidos, medo de empenhamento, hipocrisia e problemas nos relacionamentos físicos e emocionais.
Se colocada próxima de A Roda da Fortuna e ambas as cartas estiverem direitas, significa recompensa num processo ou petição que no início parecia sem solução. Quando invertida, significa perda de estabilidade e uma possível perturbação violenta. Se invertida, a seguir A Temperança, direita, indica que as perspectivas são muito negras, já que a combinação implica desorientação e dificuldade em encontrar soluções.
III - A Imperatriz
Esta é uma carta de abundância  -- proveniente de fontes naturais, emocionais e materiais. Representa frequentemente renovação e adestramento: um nascimento, um esforço criativo, uma recuperação após doença. Pode significar riqueza, recompensa de um esforço e uma cálida vida familiar. Mas o seu inverso é extravagância, preguiça, tirania maternal, destruição e desperdício.
Quando esta carta precede O Mago, a diplomacia será bem sucedida. Se A Imperatriz preceder O Carro, as questões sairão vitoriosas. Se A Imperatriz estiver invertida, na mesma ordem, a vitória será inevitável, mas terá atrasos. Quando A Imperatriz estiver invertida e seguida por uma carta forte, tal como O Diabo, A Torre ou A Morte, anulam-se.
IIII - O Imperador
O Imperador é uma carta de liderança, muitas vezes a alto nível. Representa estabilidade governativa, riqueza mundial e poder, autoridade, auto-disciplina e domínio da lei. Existe paixão, mas o intelecto domina a intuição. Invertida indica egocentrismo, necessidade de domínio, opiniões fixas, imaturidade e uma obsessão por fama e riqueza.
Quando O Imperador sai antes de O Mago e a direito, significa uma acalmia na guerra, um estado de trégua ou uma paz transitória. Estando invertida, pode significar conflito ou perda de poder e posição no mundo. Quando O Imperador está rodeado por cartas do naipe de ouros, significa a oferta de um cargo de autoridade na alta finança, que trará deveres onerosos e pesadas responsabilidades.
V - O Papa
Esta carta indica adesão convencional às religiões estabelecidas e um desejo de adaptação e obtenção de aprovação. Pode implicar uma vocação científica, filosófica, educativa ou religiosa, ou inspiração nas artes de palco. Uma carta invertida pode significar atrasos nas ambições, tendências hippies ou inovação.
Quando O Imperador e O Papa surgem juntos, significa uma luta entre desejos materiais e espirituais. O resultado depende da carta que estiver primeiro. Se ambas surgirem invertidas, e O Papa preceder O Imperador, haverá uma perda de riqueza devida ao orgulho e é possível o insucesso em algum negócio. Se for ao contrário, a riqueza e o poder perder-se-ão devido à falta de sabedoria.
VI - Os Enamorados
Conflito e escolha são os temas desta carta. Sugere uma decisão baseada mais na intuição que na razão, uma escolha entre o amor idealista e a atracção física, ou entre amor e carreira; mas também significa harmonia e amizade. O seu inverso pode querer dizer vacilação, infidelidade, discussões e interferências de outros.
Se Os Enamorados surgirem antes de O Carro, haverá traição. Se O Carro vier primeiro, uma súbita partida porá fim à aventura ou romance. Os Enamorados antes de O Mago significa indecisão para iniciar uma nova aventura e, caso esteja invertida, após O Mago, significa separação devido à hesitação. Se Os Enamorados estiverem seguidos de cartas de espadas, o relacionamento terminará.
VII - O Carro
Esta carta tem implicações de luta e triunfo contra as desigualdades. Pode significar prestígio e riqueza através de esforço contínuo. Também indica notícias inesperadas transmitidas oralmente e uma viagem rápida e luxuosa. Se invertida, é um aviso para controlar as paixões físicas, a vaidade e a crueldade e sugere o colapso de planos.
Seguida por A Lua, esta carta significa a revelação de um segredo. Se O Carro estiver depois de A Lua, haverá escândalo ou doença, mas, se A Lua estiver invertida, o resultado será minorado. Se O Carro preceder A Torre, significa que o esforço contínuo dará bons frutos; se estiver antes de O Papa, significa sucesso no campo criativo; se estiver antes de O Mundo, as ambições serão bem sucedidas.
VIII - A Justiça
Tal como o nome diz, esta carta sugere equidade, honestidade, aceitação das responsabilidades e uma visão equilibrada. Pode indicar um resultado justo, especialmente em assuntos legais ou educacionais e a apologia da verdade. O seu reverso sugere indecisão, dificuldade de ajustamento, julgamento demasiado impiedoso e fanatismo.
Se esta carta preceder A Papisa, saber-se-ão segredos ligados à lei. Se A Papisa surgir antes, o significado é o mesmo, mas os factos só serão revelados através de meios legais. Ambas invertidas, haverá um fracasso de algo ligado à justiça. Quando A Justiça precede O Enforcado, é preciso mostrar tolerância, em vez de um juízo frio e duro.
VIIII - O Eremita
Esta carta retira alguns dos seus significados das que a rodeiam. Pode significar a iluminação e a voz do eu interior, uma viagem que ensina algo valioso, realização atrasada e a necessidade de escolha de uma via pouco familiar. Se invertida, pode denotar uma mente fechada, um perfeccionista, cautelas excessivas e relutância ao amadurecimento.
Se esta carta estiver seguida de A Papisa, existe um segredo que nunca será revelado. Se A Papisa vier antes, conhecer-se-á o segredo. Se O Diabo preceder O Eremita, o seu poder prevalecerá mas, se O Eremita surgir primeiro, ele iluminará os métodos desleais e poderosos inimigos, prevalecendo o bem. Se O Eremita estiver invertido, os resultados serão os mesmos mas sofrerão atrasos.
X - A Roda da Fortuna
É um símbolo do destino e do eterno processo subjacente à natureza humana. Implica causa e efeito, os resultados de acções passadas, sabedoria adquirida pela experiência, e denotar uma vida nova, uma investida criativa e riqueza. Invertida, representa o amor excessivo pelo que se possui, um empreendimento falhado ou uma mudança difícil.
É um sinal de boa sorte duradoura que O Mago, O Eremita, A Papisa ou O Mundo surjam perto desta carta. Próxima de O Mago, haverá uma excitante mudança de profissão, casa ou direcção de vida; perto de O Mundo, far-se-á luz sobre os elementos escondidos que levarão ao êxito; perto de A Papisa, haverá êxito artístico ou científico. Se O Carro estiver a seguir A Roda, significa triunfo.
XI - A Força
Esta é a carta mais feliz do baralho: afecta todas as cartas que aparecem com ela e não tem significados muito negativos. Representa o triunfo do espiritual sobre o material, do amor sobre o ódio e das forças positivas sobre as negativas. Pode significar força de carácter, poder usado com sabedoria e oportunidades para os corajosos.
Esta carta é tão forte que influencia toda a tiragem. Quando seguida por A Morte, significa doença  -- grave, mas não fatal. Quando A Morte precede A Força, haverá um fim abrupto; se ambas as cartas estiverem invertidas, haverá uma hipótese mínima de assim não ser. Se A Força vier antes de O Carro, o êxito seguir-se-á a um considerável esforço. Se O Carro vier primeiro, significa grande força em futuras provações.
XII - O Enforcado
O tema desta carta é o sacrifício voluntário, o sofrimento associado  -- talvez a renúncia à superioridade intelectual ou ao ódio. Pode implicar capacidade de resistência, previsão, uma decisão espiritual que traz serenidade, um poder oculto. Invertida, pode significar um sacrifício fútil, egoísmo e irresponsabilidade.
O Enforcado e A Temperança próximas uma da outra significam desilusão, falsas promessas e indecisão. O Enforcado e A Morte significam um sacrifício máximo ou o final de algo, acompanhado de desgosto. Se O Diabo for visto com esta carta, significa uma sociedade, ligação ou casamento, no qual um dos parceiros se sacrifica para garantir o contentamento, ou um parceiro que é egoísta e deve preparar-se para dar mais.
XIII - A Morte
Esta carta é profundamente espiritual e não significa necessariamente a morte, podendo significar o fim de um tipo de vida e um renascimento de alma, uma nova consciencialização, um recomeço, a realização de um talento criativo, o final de uma situação insuportável. Quando invertida, pode significar perde de pretensões, medo de mudança, estagnação e sacrifício forçado.
Esta carta tanto indica desenvolvimento à escala nacional quanto individual. Quando A Morte vem com A Torre, pode significar desastre ou crise, mas se A Torre estiver invertida, haverá um pequeno escape à calamidade. Se A Morte for seguida por O Mundo, pode significar a queda de um chefe nacional ou uma epidemia mundial. Se A Morte estiver depois de Os Enamorados, significa o final de um casamento ou romance.
XIIII - A Temperança
Esta carta não só significa moderação e compromisso, e até indulgência e benevolência, mas também a harmonização do espiritual e do material, energia radiante, inspiração, génio criativo e, muitas vezes, um casamento rico. Os seus significados inversos incluem acção imprudente, conflito de interesses e instabilidade emocional.
A Temperança entes de A Justiça significa um longo processo judicial do qual resultará equidade e justiça. Se A Justiça calhar antes, haverá atrasos e o assunto poderá não acontecer. Contudo, quando A Temperança surge invertida após A Justiça, significa que a hesitação chegou ao fim. Quando A Temperança surge perto de Os Enamorados, significa indecisão; se Os Enamorados sair invertida, significa engano por parte de um amante.
XV - O Diabo
Carta poderosa e altamente negativa, O Diabo pode implicar excessos carnais, auto-indulgência, ganância, destruição e acontecimentos súbitos inexoráveis, mas também pode indicar energia, humor e sensualidade, dependendo o seu resultado de outras cartas. Quando invertida, pode ser favorável, significando libertação e cura.
Quando O Papa e O Diabo surgem numa tiragem, anulam-se, sendo as cartas circundantes a decidir o resultado. Se O Diabo preceder O Imperador; pode significar agitação nacional; se O Imperador vier primeiro, pode querer dizer traição para com um chefe nacional. Se O Diabo precede A Justiça, haverá insucesso judicial, mas se  A Justiça sair em primeiro lugar, provar-se-á que a acusação era falsa.
XVI - A Torre
A chave desta carta é uma mudança súbita. Pode significar um choque inesperado ou uma catástrofe e ilusões desfeitas, mas também uma súbita iluminação e uma oportunidade que leve à felicidade. É mais forte quando invertida, implicando uma quebra de egoísmo, ambições destroçadas, aprisionamento ou sociedade desfeita.
Se surgir antes de A Papisa, A Torre significa desastre na esfera religiosa ou numa instituição estabelecida. Se ambas as cartas estiverem invertidas, pode significar danos cerebrais, esgotamento e consequente colapso físico. Se A Força surgir na tiragem, dá mais potência ao significado de A Torre; se O Mundo estiver presente, torna o assunto mais geral do que pessoal.
XVII - A Estrela
Esperança, amor e renascimento são os temas desta carta. Indica amor pela humanidade, optimismo, amizade recíproca, promessas firmes, boa saúde, compreensão e orientação vinda do alto. Quando invertida, pode significar demasiado optimismo e confiança, intolerância, protelação, pessimismo e falta de auto-estima.
Se A Estrela preceder A Imperatriz, significa uma existência feliz, ordenada e tranquila. Se O Mago seguir A Estrela, augura o feliz início de um novo projecto ou aventura artística. Se A Imperatriz sair antes de A Estrela, está garantido o sucesso através de uma forte ambição e de um esforço contínuo. Se A Estrela aparecer perto de O Diabo, seja qual for a posição, anulam-se.
XVIII - A Lua
Esta carta tem fortes ligações ao subconsciente. Pode implicar intuição, imaginação e criatividade, mas também significar incerteza, flutuação, desilusão e despeito. Quando invertida, os seus efeitos são enfraquecidos. Pode significar dificuldades ultrapassadas e sucessos, mas também pode indicar uma crise emocional.
A Lua tem uma forte influência maligna estando perto de A Torre, O Diabo ou A Justiça, implicando injustiça e fraude. A Lua seguida por A Morte pode significar perda como resultado de difamação, mas se ambas estiverem invertidas, a verdade descobrir-se-á. Se A Lua sair antes de Os Enamorados, pode significar o fim de um caso de amor devido à decepção ou mentira, ou então, uma ilusão amorosa que termina subitamente.
XVIIII - O Sol
Sucesso e felicidade são os temas desta carta. Pode estar conotada com saúde, oportunidades, triunfo através da energia, em especial nas artes e na ciência, reconhecimento e riqueza. Apesar de enfraquecida quando invertida, nunca é muito negativa, mas pode significar uma necessidade de auto-conhecimento ou uma falta de confiança.
Quando O Sol precede A Morte, haverá uma alegria motivada por algo que terminou. Algum tipo de fim trará algo benéfico ou uma justificação. Quando O Sol segue A Torre, algo bom sairá de um mal e uma súbita catástrofe revelar-se-á benéfica. Quando O Sol surge com o Dois de Copas, duas pessoas felizes partilharão uma amável e duradoura sociedade.
XX - O Juízo
Esta carta tem conotações com uma vida bem passada. Pode sugerir recompensas por esforços passados, transformação, desprendimento e renovação. Invertida pode significar êxito transitório, perda, amargura e medo da morte, mas a sua influência é enfraquecida pela proximidade de cartas tais como O Diabo, O Mago ou A Roda da Fortuna.
Esta carta é muito poderosa. Precedida por O Carro, significa fama e êxito. Se O Carro estiver invertido, o êxito será pouco duradouro, porque o efeito do sucesso súbito enfraquecerá o carácter. Se O Eremita seguir a O Julgamento, o sucesso será sempre proveniente de um tipo de espiritualidade interior ou será póstumo. Se O Eremita estiver invertido, tornar-se-ão públicas algumas descobertas de grande valimento.
XXI - O Mundo
Alguns autores encaram a carta final como um joker , com o seu significado de totalidade e recompensa. Significa celebração, conclusão triunfante, sucesso material e espiritual, felicidade, lições aprendidas e, também viagens. O seu inverso significa em grande medida falta de desenvolvimento pessoal e visão.
Se O Mundo surgir perto de O Sol, significa uma elevada experiência emocional que proporciona alegria, amor e harmonia. Se O Mundo se seguir a O Enforcado, um sacrifício de amor levará a um êxito. Se O Mundo sair primeiro, denota um sacrifício que pode vir a resultar em tristeza e separação. A qualidade essencialmente abstracta de O Mundo é negada pela presença de A Justiça, O Eremita ou O Mago.