Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

sábado, 30 de junho de 2012


Zen Tarot Card
Intensidade

O Zen diz: Considere todos os grandes ditos e os grandes ensinamentos, como seus inimigos mortais. Evite-os, porque você precisa encontrar a sua própria fonte.
Você não tem que ser um seguidor, um imitador. Você precisa ser um indivíduo original; precisa encontrar por si mesmo o seu âmago mais profundo, sem nenhum guia, sem escrituras que o orientem. É uma noite escura, mas com a chama intensa dessa busca, você está destinado a chegar até o nascer do sol.

Todos os que arderam com uma intensa procura, encontraram o nascer do sol. Outros limitam-se a acreditar. Esses que acreditam não são religiosos; eles estão simplesmente evitando, com essa crença, a grande aventura da religião.
Osho Zen: Turning In Chapter 10

Comentário:
A figura desta carta assumiu a forma de uma seta, movendo-se com o foco unidirecionado daquele que sabe precisamente onde está indo. Movimenta-se com tamanha velocidade que quase se transformou em pura energia. Sua intensidade não deve, porém ser confundida com a energia obsessiva que faz as pessoas dirigirem seus carros à velocidade máxima para ir do ponto A para o ponto B. Esse tipo de intensidade pertence ao mundo horizontal do espaço/tempo. A intensidade representada pelo Cavaleiro do Fogo é pertinente ao mundo vertical do momento instantâneo -- um reconhecimento de que agora é o único momento que existe, e de que aqui é o único espaço.
Quando você age com a intensidade do Cavaleiro do Fogo, é provável que isso provoque ondulação nas águas à sua volta. Alguns irão sentir-se valorizados e renovados pela sua presença, outros poderão sentir-se ameaçados ou incomodados. As opiniões alheias importam pouco, porém; nada poderá detê-lo neste momento.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

carta do dia ~~ás de copas ~~elemento água


Zen Tarot Card
Fluindo

Quando eu digo "transforme-se em água", quero dizer "transforme-se num fluxo" -- não fique estagnado. Mova-se, e mova-se como a água.
Lao Tzu diz: A maneira de ser do Tao é igual à de um curso d`água. Movimenta-se como a água. E como é o movimento da água? Ou um rio? Esse movimento tem algumas coisas belas em si. Uma delas é que a água se desloca sempre em direção à profundeza, sempre procura o terreno mais baixo. A água não tem ambição, nunca briga por ser a primeira: ela quer ser a última.
Lembre-se de que Jesus disse: "Os últimos serão os primeiros no meu reino de Deus". Ele estava falando sobre essa maneira de ser do rio, do Tao -- sem mencioná-la, mas falando a respeito dela. Quanto a você, seja o último, seja sem ambição. Ambição significa subir morro acima. A água vai para baixo, procura o terreno mais baixo, quer ser uma não-entidade. Não quer proclamar-se especial, excepcional, extraordinária. A água não tem qualquer noção de ego.
Osho Take it Easy, Volume 1 Chapter 14

Comentário:
A figura desta carta está completamente relaxada e à vontade na água, deixando a correnteza levá-la aonde queira. É alguém que dominou a arte de ser passivo e receptivo, sem sentir-se enfadado ou sonolento. Apenas está disponível ao rio da vida, sem ter nunca um pensamento do tipo "Eu não gosto disto aqui", ou "Eu prefiro ir em outra direção".
A cada momento na vida temos a opção de entrar na correnteza e boiar, ou de tentar nadar rio acima. Quando esta carta aparece em uma leitura, é uma indicação de que agora você está preparado para flutuar, confiante em que a vida o apoiará no seu relaxamento, e irá levá-lo exatamente aonde ela quer que você vá. Deixe que esse sentimento de confiança e relaxamento cresça cada vez mais; tudo está acontecendo exatamente como deveria.

Celebração do Dia

29 DE JUNHO
Neste dia, nos rituais de Santeria, cubanos, celebrava-se o deus Elegba ou Legba, o senhor dos caminhos, das porteiras e das encruzilhadas, cujo equivalente na Umbanda brasileira é o Exu Guardião. Originariamente, um antigo deus solar em Dahomey, atualmente é uma poderosa divindade do panteão Vodu.
Antigamente, em Dahomey, celebrava-se, neste dia, Minona ou Marmoninon, a deusa do bem e do mal, detentora dos poderes mágicos, mãe, guardiã e protetora das mulheres. Acreditava-se que ela morava nas florestas e podia ensinar a magia – para o bem e para o mal – a todos que a agradecessem e a homenageassem. Conhecida como mãe de Legba e de Fá, ela ensinava, também a adivinhação com sementes de palmeiras. Todas as mulheres tinham um altar para Minona em suas casas, onde lhe ofertavam frutas frescas e pediam-lhes proteção e fartura.
Nas Américas Central e do Sul festejava-se, neste dia, São Pedro, reminiscência das antigas festas solares deste mês. Em Malta, comemora-se o festival Mnarja, reminiscência de uma antiga festa da colheita.
Aproveite as energias e presságios deste dia e conecte-se ao seu guardião, reverenciado-o de acordo com sua fé e conhecimento. Peça-lhe proteção, abertura dos caminhos e força para vencer os obstáculos. Consulte algum oráculo para uma orientação específica ou prepare alguma defesa para si como um talismã, patuá, amuleto ou runa de proteção

quinta-feira, 28 de junho de 2012

carta do dia


Zen Tarot Card
Receptividade

Ouvir é um dos segredos básicos para se entrar no templo de Deus. Ouvir significa passividade. Significa se esquecer completamente de si mesmo -- só então você pode ouvir.
Quando você ouve alguém com atenção, você se esquece de si mesmo. Se você não consegue se esquecer da sua pessoa, você nunca ouve. Estando autoconsciente demais, você simplesmente finge que está ouvindo -- não ouve. Pode balançar a cabeça; dizer algumas vezes "sim" e "não" -- mas você não está ouvindo.
Quando ouve, você se torna apenas uma passagem, uma passividade, uma receptividade, um útero: você se torna feminino. E, para chegar lá, a pessoa tem que se tornar feminina. Não se pode alcançar Deus como um invasor violento, um conquistador. Você só poderá alcançar Deus... ou será melhor dizer: Deus poderá alcançá-lo somente quando você estiver receptivo, uma receptividade feminina. Quando você se tornar yin -- uma passividade --, a porta está aberta. E você espera.
Escutar é a arte de se tornar passivo.
Osho A Sudden Clash of Thunder Chapter 5

Comentário:
A receptividade representa a natureza feminina, passiva, da água e das emoções. Os braços da figura estão estendidos para cima, para receber, e ela apresenta-se completamente imersa na água. A figura não tem cabeça -- nenhuma mente sobrecarregada e agressiva para atrapalhar a sua receptividade pura. E à medida que ela é preenchida, vai continuamente se esvaziando, transbordando e recebendo mais.
O símbolo ou matriz de lótus que emerge da figura representa a harmonia perfeita do universo, que se torna aparente quando estamos em sintonia com ele.
A Rainha da Água traz um tempo de desprendimento e gratidão por tudo o que a vida possa nos dar, sem quaisquer expectativas ou exigências. Nem sentimentos de obrigação, nem idéias de reconhecimento de mérito ou de recompensas são importantes. Sensibilidade, intuição e compaixão são os traços que se destacam agora, dissolvendo todos os obstáculos que nos mantêm separados uns dos outros, e do todo.

Celebração do Dia

28 DE JUNHO
Celebração de Lâmia, antiga deusa das serpentes reverenciada na Líbia e em Creta, transformada, posteriormente, na rival de Hera. Nos textos medievais, ela aparece como uma figura grotesca, um monstro que assustava as crianças à noite. Provavelmente, Lâmia era uma variante de Lamashtu, a Mãe dos Deuses da Babilônia, venerada como uma serpente gigante com cabeça de mulher. Apesar de Lamashtu ser temida como deusa destruidora, ela era considerada, também, a Mãe Criadora e senhora do céu. Na Bíblia, Lâmia aparece como sinônimo de Lilith, como um monstro noturno e bruxa.
Celebração da deusa grega da alvorada e do dia Hemera, com danças e orações, do nascer do dia até o pôr-do-sol. Era filha da deusa da noite Nyx, que também era mãe de Hespérides, as deusas estelares.
Celebração de Santa Marta, na França, cuja lenda reproduz um dos atributos da Deusa como senhora dos dragões e das serpentes.
Acorde cedo neste dia e faça uma prática de revitalização e harmonização como yoga, tai chi chuan ou chi kun. Saúde o Sol, direcionando seus primeiros raios para seus chacras. Ore por sua saúde e vigor físico. Visualize algum novo projeto ou desejo sendo iluminado e favorecido pelas energias cósmicas do céu e do sol, materializando-se na Terra. Desperte o fogo da serpente que existe em você e enfrente, corajosamente, as nuvens escuras e os inimigos, declarados ou ocultos.

quarta-feira, 27 de junho de 2012


Diante de Santa Sara, com minhas cartas em mãos, me concentro e saúdo os elementares  da natureza.
O oráculo me revela coisas que não conheço, me leva até lugares que nunca fui, responde minhas dúvidas.
Mas principalmente me quia pela estrada da vida respeitando meu livre arbítrio.

CARTA DO DIA


Tarô Osho Zen

osho mobile
6. Os Amantes
Tente de Novo

Zen Tarot Card
Os Amantes

É preciso ter em mente estas três coisas: o amor de nível inferior é o sexo -- este é físico -- e o refinamento maior do amor é a compaixão. O sexo encontra-se abaixo do amor, a compaixão está acima dele; o amor fica exatamente no meio.

Bem pouca gente sabe o que é o amor. Noventa e nove por cento das pessoas, infelizmente, pensa que sexualidade é amor -- não é. A sexualidade é por demais animal; certamente, ela contém o potencial para transformar-se em amor, mas ainda não é amor, apenas potencial...

Se você se tornar consciente e alerta, meditativo, então o sexo poderá ser transformado em amor. E se a sua atitude meditativa tornar-se total, absoluta, o amor poderá ser transformado em compaixão. O sexo é a semente, o amor é a flor, compaixão é a fragrância.

Buda definiu a compaixão como sendo "amor mais meditação". Quando o seu amor não é apenas um desejo pelo outro, quando o seu amor não é apenas uma necessidade, quando o seu amor é um compartilhar, quando seu amor não é de um pedinte, mas de um imperador, quando o seu amor não está pedindo nada em troca, mas está pronto para dar apenas -- dar só pela total alegria de dar --, então, acrescente a meditação a ele, e a pura fragrância é exalada. Isso é compaixão; compaixão é o fenômeno mais elevado.
Osho Zen, Zest, Zip, Zap and Zing Chapter 3

Comentário:
Aquilo que chamamos de amor é na verdade todo um espectro de modos de se relacionar, abrangendo desde a terra até o céu. No nível mais terreno, o amor é a atração sexual. Muitos de nós continuamos presos nesse nível, porque o condicionamento a que fomos submetidos sobrecarregou nossa sexualidade com toda sorte de expectativas e de repressões.
Na verdade, o maior "problema" do amor sexual é que ele nunca perdura. Só quando aceitamos tal fato é que podemos celebrá-lo pelo que ele realmente é -- dar as boas-vindas a seu aparecimento, e dizer adeus com gratidão quando ele se vai.
Então, à medida que vamos amadurecendo, podemos vivenciar o amor que existe além da sexualidade, e que honra a individualidade singular do outro. Começamos a compreender que o nosso parceiro funciona freqüentemente como um espelho, refletindo aspectos desconhecidos do nosso ser mais profundo, e ajudando-nos a nos tornarmos completos em nós mesmos.
Esse amor é baseado na liberdade, não em expectativas nem na necessidade. Em suas asas, somos levados cada vez mais alto em direção ao amor universal, que vivencia tudo como uma coisa só.

Celebração do Dia

27 DE JUNHO
Arretophoria, festival das Ninfas e das deusas virgens e lunares como Ártemis, Diana, Selene, Luna, Hymnia, Daphene, Athena e Minerva.
Em Roma festejavam-se também neste dia, as divindades dos lares Mania e Mana, chamadas também de Lares ou Manes.
Dança anual do Sol dos índios das planícies norte-americanas, honrando o sol e a luz do verão com jejuns, orações, danças e rituais de cura. Pedia-se ao Grande Espírito para que todos tivessem saúde, paz, prosperidade e felicidade.
Festa do Espinheiro na Inglaterra. Neste dia, as crianças da cidade de Appleton decoram o maior espinheiro da cidade com flâmulas, fitas e flores, dançando depois ao seu redor. Acredita-se que essa festa é uma reminiscência das antigas cerimônias pagãs de culto às árvores.
Inspire-se neste antigo costume e faça um arranjo de ikebana ou compre um “bonsai”. Se você tiver jardim, escolha a maior árvore e enfeite-a a seu gosto, salpicando-a com alpiste ou painço para os pássaros. Agradeça ao povo das árvores pela energia e pela força que nos fornecem e empenhe-se em algum projeto de preservação das florestas.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Manglimos Katar Santa Sara Kali
Tu Ke San Pervo Icana Romli Anelumia
Tu Ke Biladiato Le Gajie Anassogodi Guindiças
Tu Ke daradiato Le Gajie, Tai Chudiato Anemaria
Thie Meres Bi Paiesco Tai Bocotar
Janes So Si e Dar, E Bock, Thai O Duck Ano Ilô
Thiena Mekes Murre Dusmaia Thie Açal
Mandar Thai Thie Bilavelma
Thie Aves Murri Dukata Angral O Dhiel
Thie Dhiesma Bar, Sastimôs
Thai Thie Blagois Murrô Traio
Thie Diel O Dhiel

a jornada


O Louco segue seu caminho de forma imprevisível, sem preocupações, sem apegos e sem olhar para trás. Com a única certeza de que nada o segura, ele leva consigo apenas o essencial, a sua alegria de viver.
O primeiro encontro do Louco é com O Magoo alquimista. O Mago ensina o poder da comunicação, concentração e da alquimia. É o primeiro contato direto que ele tem com os quatro elementos, ele aprende a canalizar as energias divinas e as respeitá-las utilizando em benefício próprio. Todos nós temos um Dom e para termos sucesso em nossas conquistas pessoais devemos saber escolher nossas ferramentas para enfrentar alguém ou alguma situação.
O Homem carrega dentro de si o princípio do poder criativo, a centelha divina, basta saber utilizar o nosso potencial da melhor maneira possível, impulsionando à materialização dos nossos projetos.
O símbolo do infinito sobre sua cabeça nos dá uma idéia de continuidade e das infinitas possibilidades da vida. Comparando a atmosfera entre as duas cartas, vemos uma grande semelhança, um dia de céu limpo, ensolarado. Vibrando uma energia ativa, o princípio masculino (yang), ação, iniciativa e impulsão.
O próximo encontro é com A Grande Sacerdotisa, podemos notar uma atmosfera diferente através da representação simbólica da carta. O Louco se depara com um ambiente escuro e com uma mulher sentada entre dois pilares, segurando um pergaminho ou um livro, leia-se Tora de cabeça para baixo. A Tora representa os 5 livros sagrados de Moisés, e os pilares representam as duas colunas de cobre que ficavam a frente do templo de Salomão (Jachin & Boaz), o primeiro templo na antiga Jerusalém.
A Sacerdotisa guarda vários segredos, ela mantém todos esses conhecimentos intactos e muito bem guardados. Antigamente os homens se reuniam em templos, grutas e até mesmo cavernas, em locais muito bem escondidos para estudarem esses conhecimentos transmitidos por seus antepassados. Dessa forma, esse arcano também representa a iniciação de um discípulo à alguma ordem ocultista, pouco se sabe como as coisas funcionam lá dentro, apenas os membros tem esse conhecimento. Portanto, o conselho da Grande Sacerdotisa é para ouvir a sua intuição, a sua voz interior, guarde seus planos, não conte seus projetos para ninguém, Orai & Vigiai.
Ao falarmos em arquétipos, a Sacerdotisa é uma mulher culta, reservada, de poucos amigos e que possui muitos conhecimentos. Talvez a forma em que ela aplica esse conhecimentos seja questionável pois ela não é uma mulher transparente. Nunca se sabe o que podemos encontrar por trás desse véu, portanto, confie desconfiando.
Mais adiante temos o encontro com a Imperatriz, com o nosso lado feminino, com o lado mulher, com a sensibilidade. Ela é amável, querida por todos, tem um jeito delicado e tenro de ser e de lidar com situações.
Ao mantermos nossos planos em segredo (Sacerdotisa), temos a chance de uma gestação feliz e tranquila. Esse arcano nos coloca em contato com o nosso lado materno, com os prazeres da vida, tudo o que é belo e todo o bem estar que isso nos proporciona, seja desfrutar de uma boa companhia ou degustar uma mesa cheia e farta com amigos. É o arcano das sensações, dos momentos de relaxamento e contemplação.
A fase é de engravidar das nossas idéias, nossos projetos pessoais. Pode representar a espera de um bebê, por isso eu falei das sensações e dos sentidos mais apurados, desde sentir o bebê na barriga, aos chutes, enjôos e etc. Portanto, é importante manter segredo, o útero é fechado para proteção da mamãe e do bebê, então relaxe, aproveite esse momento, curta essa gestação seja ela qual for e se prepare para o que virá. Pois muito em breve será o momento de dar vida à seu filho, ou sua idéia, ou um empreendimento.
O próximo no caminho do Louco é o Imperador. O que o Imperador tem a ensinar ao Louco? O poder.  Ele o prepara para liderar e para assumir responsabilidade, porque o Louco é leviano, distraído, é preciso saber aonde se quer chegar e traçar uma meta. O importante é estar no comando de si mesmo, de nossas atitudes e não perder o controle da situação seja ela qual for. O Imperador é muito mais do que um Rei, ele governa um império, no momento da tomada de decisão não podemos fraquejar, precisamos ser fortes, temos que ter estratégia e disciplina necessária para conquistar nossos objetivos.
“Aprender a dominar é fácil, mas a governar é difícil”
Goethe
No entanto, o Imperador também aprende um pouco com o Louco, aprende a ser menos rígido e inflexível, a saber relaxar e não levar a vida tão a sério. A troca entre eles é muito importante, saber dosar a energia dessas duas cartas e aplicá-las em nossas vidas é o grande ensinamento.
O Louco encontra no Hierofante o seu primeiro contato com a Fé e com a religiosidade. Há três pessoas para o Louco interagir nessa carta, o Sacerdote (orientador) e os outros dois indivíduos que parecem ouvir o que ele tem a dizer. Esse é um homem que preza a moral e os bens costumes.
Reparem na semelhança que esse arcano tem com a carta da Sacerdotiza. Duas figuras sentadas no meio de dois pilares. Qual a diferença? A diferença é que o Hierofante interage, socializa, divulga seu conhecimento. A Sacerdotisa retem, ela está envolta em uma atmosfera de secretismo, guardando seus segredos à sete chaves.
Neste momento o Louco já não se encontra mais sozinho, aprende a interagir em grupo, recebe conselhos e segue adiante.
Ele encontra Os Amantes, onde nasce uma vontade incontrolável de se relacionar, de fazer parte da vida de alguém, aqui está presente o desejo de se apaixonar e nas escolhas a fazer. O Louco nunca se deparou com isso antes, então ele não sabe o que fazer, está confuso, sem foco. No entanto, ambos estão sendo iluminados pelos raios solares, o céu está limpo. Tudo está propício para o Louco escolher seu caminho, escolher o caminho do bem, até mesmo o anjo guardião está presente na figura.
Essa carta me lembra a história de Adão e Eva no Jardim do Éden, na escolha de Adão e na influência que Eva teve nessa escolha. Podemos nos deparar com influências externas na hora de um momento de decisão, por isso é importante termos nossos valores e princípos bem definidos dentro de nós (O Papa) para quando chegar a hora de escolher, sabermos distinguir o certo e o errado, sem influência de terceiros, seguimos fortes e convictos que tomamos a decisão correta.
No arcano O Carro, o Louco toma o seu rumo em busca do sucesso de suas conquistas pessoais. Essa carta representa o movimento, a determinação, mas é o controle e a direção que pode definir ou não a sua vitória.
“[...] a direção é mais importante que a velocidade”
Clarice Lispector
Logo em seguida o Louco se depara com A Força e aprende a ser forte, a enaltecer seus pontos fortes e não mostrar suas fraquezas. Esse arcano representa a força interior e não a força física. A donzela parece domar a fera com suavidade, sem medo, sem violência e a fera obedece. O leão representa o ego, o orgulho, portanto seja gentil consigo mesmo, evite conflitos, não deixe o orgulho falar mais alto. Afinal, a vida não é um cabo de guerra, portanto saiba domar o seu leão interior.
O Eremita aparece no caminho do Louco para aconselhá-lo que as respostas para suas questões vem de dentro. Ele é um velho sábio que possuiu todo o conhecimento de uma experiência de vida, mas para isso ele teve que se afastar de tudo e de todos. Assim, pôde compreender à fundo sua essência divina.
“Ele não necessita de um guia. Ele é seu próprio guia, é seu próprio caminho, é sua própria filosofia, é seu próprio futuro. Sou tudo o que preciso e a existência é meu lar. Seja uma uma luz em si mesmo”
Osho
A Roda da Fortuna a seguir representa o movimento, a continuidade da jornada. Os altos & baixos da vida. Não fique tão apegado à um deles, saiba desfrutar dos dois momentos, não se pode viver sempre no auge, isso não faz parte da natureza das coisas. A única certeza é que tudo muda, nada permanece igual, a Roda segue girando…
“Desfrute o pico enquanto ele durar, e depois desfrute o vale, quando ele vier”
Osho
A Justiça, mostra ao Louco que a vida pode ser fria e dura. É a lei do homem em ação. Esta é uma carta voltada para o nosso lado racional e está ligada à uma questão de equilíbrio, frieza, objetividade por meio da razão ou força natural. Esse arcano informa que para toda uma ação há uma reação, uma consequência.  A Justiça pede por ajustes, trazer o que for necessário para se alcançar o equilíbrio emocional, físico, mental ou espiritual.
Com a balança, se pesa os pros e os contras e com a espada se toma uma decisão, assim, de forma direta, incisiva.
Lembre-se em buscar o equilíbrio sem dilacerar o outro ou a si mesmo.
Mais à frente o Louco encontra um homem Pendurado num tronco de uma árvore pelos pés, uma energia de restrição, sacrifício, paralização o envolve. O Homem está pendurado porque quer, porque precisa. Essa posição mostra que ele enxerga o mundo à sua maneira, ele tem sua própria visão acerca do que acontece à sua volta. As vezes precisamos abdicar, sacrificar algo em prol de um bem maior e muitas vezes estamos sozinhos nesse caminho. Momento de suspenção de nossos planos, projetos, idéias, compromissos (momentaneamente) e ainda corremos o risco de sermos mal compreendidos. Esse arcano me lembra a Paixão de Cristo, a Crucificação. O momento de maior sacrifício humano em prol do amor pela humanidade. É preciso morrer para renascer, para se iniciar um novo ciclo, uma nova era.
O arcano A Morte é o próximo no caminho do Louco. Ela representa a transformação, de todas as experiências que o Louco passou. Agora ele tem uma outra percepção do mundo à sua volta e que a mudança é inevitável e indispensável para o progresso. A Morte simboliza o fim de uma etapa, será ela melhor ou pior? Vai depender do tipo de mudança que escolhemos para gente.
Adiante o Louco encontra um Anjo na beira do rio, em Apocalipse 10:1-2, há um grande Anjo, que está sobre a terra e o mar, com um arco íris em sua cabeça e um rosto que irradia luz como o sol. Seu manto branco simboliza a pureza e sabedoria divina, essa imagem simboliza nossa ligação com o plano celestial. Ele derrama a água de uma taça para a outra e tem um pé na terra e outro na água. Isso representa a o equilíbrio do estado emocional e físico. A Temperança aconselha ao Louco a encontrar o meio termo, a moderação, misturando e combinando elementos para que eles possam trabalhar juntos, como um só. É a representação da união do masculino e feminino, ativo e passivo.
O Louco segue a jornada e encontra o arcano XV, O Diabo, fazendo referência as tentações do mundo material. As duas figuras aparecem com rabos para retratar o lado animalesco do homem. O pentagrama faz referência ao psiquismo invertido, o lado mal intencionado do homem. Se você fica com os pés separados e os braços estendidos, as formas do corpo formam um pentagrama. Se o corpo está virado de cabeça para baixo, os orgãos sexuais ficam mais elevados do que a cabeça dando ênfase aos desejos mais profundos. Agora, observe o glifo de Saturno na palma da mão direita do diabo, representando nossas limitações, fraquezas, restrições, assim como as duas figuras se encontram presas por uma corrente fazendo ligação à queda de Adão e Eva e tudo aquilo que foi corrompido, pelo orgulho, ego e vaidade.
O próximo arcano A Torre representa a queda do homem, e como lidamos com momentos de vulnerabilidade e rompimentos inesperados. Ao observarmos a carta, vemos um raio atingindo a torre e derrubando dois homens. Normalmente, antes do raio cair, há aviso de tempestade. Portanto, observe atentamente o rumo que sua vida está tomando, não permita se colocar em situação de perigo, evitando assim perdas futuras.
Depois da escuridão, A Estrela começa a brilhar no céu do Louco, um prenúncio de boa esperança. O Louco vai se reerguendo aos poucos, depois de um momento difícil, a confiança em si mesmo e a paz interior começam a ser restabelecidas.
O próximo arcano é A Lua, com tudo o que o Louco passou em sua jornada, ele se depara agora com seus traumas. Essa carta simboliza a psiquê, nossos medos, inseguranças, fobias, todas essas experiências traumáticas que ocorreram no passado e que foram profundamente reprimidas, estão sendo projetadas no momento presente e irão repercutir no futuro também. É um momento delicado para o Louco, o conselho é aceitar as coisas do jeito que elas são, não se iludir e se proteger contra as ilusões. Encare seus medos, siga a sua intuição e aguarde pacientemente pelo amanhecer.
Esse é o momento em que O Louco emerge para a luz e encontra O Sol. Esta carta é o símbolo da perfeita harmonia entre o consciente e o subconsciente, representa a energia vital, por isso, irradie quem você é a todo o momento. O Louco veio de um longo período de tristeza e confusão e agora finalmente chegou a um ponto de clareza e compreensão. O Sol trás a mensagem que você estava esperando há tanto tempo…
Depois de vivenciar a bonança, chegou o momento do ajuste de contas, O Julgamento. Necessidade de avaliar questões do passado para se tornar mais consciente de quem você é no presente e do que você quer para o seu futuro. Aqui o Louco tem a oportunidade de resolver questões que ficaram pendentes, mal entendidos para seguir adiante em paz com seu coração. É um despertar para novas idéias, novas realizações, e até mesmo renovações de situações do passado. O Mais importante é você se auto avaliar, pois chegou a hora da colheita.
O Louco segue certo de que sua jornada inicial foi concluída, ele vivenciou todo o tipo de experiência e adquiriu muito conhecimento mas não deixou de perder sua inocência. O Louco continua Louco mas com uma bagagem a mais, a experiência. O Mundo em síntese representa a culminação, a integração, o ponto mais elevado da jornada. Agora o Louco está preparado para seguir em frente, para finalizar todos os seus planos e dar início a uma nova jornada. A continuidade da vida….

Virando as cartas (Tarot)

****************PÁGINA EM CONSTRUÇÃO*********************************************************

A origem do Tarot está envolvida em um mistério. Alguns dizem que foi no antigo Egito, enquanto outros dizem que tem forte ligação com o misticismo hebreu. De qualquer maneira, nós sabemos que no século XV a rica e italiana familia Visconti pagou para um artista pintar 78 cartas (um presente de casamento), sem nomes e sem números, que retratavam alegorias religiosas, condições sociais e idéia de tempo. Essas cartas formavam um baralho usado como jogo de apostas chamado “Tarocchi”, e posteriormente no século XVIII foram usadas como ferramentas para advinhação. No transcorrer de todos esses séculos, surgiram centenas de outros baralhos, porém muitos com o mesmo significado.

O Tarot é basicamente composto de 78 cartas dividas em duas partes: 22 Arcanos  Maiores e 56 Arcanos Menores (subdivididos em naipes – paus/fogo, espadas/ar, copas/água, e ouros/terra). Os Arcanos Menores são muito parecidos com as 52 cartas do baralho comum, podendo esse ultimo também ser usado para leitura.

A palavra “Arcano” significa mistério, tornando-o Tarot também conhecido como “Livro dos Segredos”.

 Os Arcanos Maiores lidam com temas arquétipos e refletem os grandes acontecimentos de nossas vidas: nossos laços, vitórias, tragédias, grandes desafios e impulsos.

Os Arcanos Menores lidam com os aspectos diários como: trabalho, relações, idéias ou ambições. Reunidos eles constituem um guia que nos ajuda a entender e administrar as questões cotidianas, com suas infuências passadas, presentes e futuras.

Integração com as cartas

Pode iniciar  abrindo o baralho sobre a mesa ou local que pretende usar para leitura, de uma maneira que você possa ver as cartas por inteiro e  fazer uma meditação sobre cada uma delas. Você pode meditar sobre uma carta por dia e escrever num caderno todas as impressões que conseguir abstrair, até completar o ciclo das 78 cartas. Se foque nos nomes e números e posteriormente nas imagens. Gradualmente os significados emergirão. Existem muitos livros que você pode usar para estudo, eles podem te ajudar, mas nada é mais importante do que a sua intuição. A sua percepção perante as imagens.

Decifrando as cartas

Arcanos Maiores

Representam as poderosas forças cósmicas que movimentam-se  em nossas vidas. São sempre as cartas mais importantes da leitura. Essas cartas representam os arquétipos e tem correspondência direta com a astrologia

0 – O Louco – Urâno

O começo, espontaneidade, correr riscos, encarar o desconhecido e as mudanças.

Abra-se para tudo. Deixe que a descontração tome conta do seu dia. Mesmo que a coisa mais estranha do mundo aconteça hoje, encare a situação com uma divertidade curiosidade. Liberte-se de seus velhos conceitos. Se tiver que recomeçar algo do zero, não exite. Permita-se, pelo menos hoje, ser louco.

1 – O Mago – Mercúrio

Manifestação de resultados no mundo material, comunicação, saber administrar várias situações ao mesmo tempo. Versatilidade.

Você, aqui e agora. Esse é o lema do dia. Tome a iniciativa. Dia da autoconfiança. Mostre sua capacidade, mantenha-se ágil e seguro em suas relações pessoais e nos negócios. Assim conseguirá conquistar tudo o que deseja.

2 – A Sacerdotisa – Lua

Confiança na intuição, enxergar as situações além da superfície.

Tranquilidade.Ouça seus pensamentos. Siga seus impulsos interiores.Você se surpreenderá com a intensidade e satisfação deste dia aparentemente ocioso. Prestes atenção na sua intuição e em seus sonhos.

3 – A Imparetriz – Vênus

Fertilidade ou gravidez, felicidade doméstica, abundância e coisas boas da vida

Momento de alegria. Talvez você seja levado ao ar livre, onde espírito e alma se revigoram. Novas idéias criativas e impulsos frutíferos. Algo que à muito tempo você guardava dentro de você está prestes a se manifestar. Novas perspectivas de desenvolvimento, pois seu estado de compreensão dos processo naturais o conduzem através do instinto, a fazer o que é certo. Fertilidade.

4 – O Imperador – Áries

Poder e autoridade, estruturamento, organização.  O pai dos princípios.

Execute suas tarefas com coerência. Neste momento você tem energia suficiente e habilidade para organizar seus projetos e idéias, esclarecer dúvidas e concluir projetos inacabados. Caso não lhe ocorra nenhuma idéia concreta sobre o que você deve fazer, apenas olhe ao seu redor e veja o que necessita de organização.

5 – O Papa (Hierofante) – Touro

Meios tradicionais de ação. Busca pelo conhecimento em pessoas com autoridade. Guia espiritual.

Vá de encontro a sua vida com confiança em Deus. Você tem todos os motivos para se sentir confiante também. Não se prenda à idéias obsoletas. Não dê ouvidos à conselhos sem sentido. Cuidado com falsas promessas. Busque pelos valores que realmente fazem parte de você. Tome suas decisões pensando no futuro e na tranquilidade de sua consciência.

6 – Os Namorados – Gêmeos

Intensidade e escolhas no relacionamento. Química e atração entre duas pessoas. O sentimento de que alguma coisa vai acontecer.

Decisão arrojada que pode dizer respeito a uma pessoa, uma coisa ou uma intenção. Caso você já esteja em dúvida, tome a decisão com base no que seu coração lhe diz. Analize as diferenças e contradições que devem ser superadas. Amor. União.

7 – O Carro – Câncer

Direcionamento, movimento e vitória.

É chegada a hora da largada. Chega de esperar. Concentre-se em seu objetivo e avalie mais uma vez se você reuniu tudo o que é necessário, para que ao longo do caminho não falte nada importante ou que você não perca de repente e energia. Porém se você não estiver preparado para um salto ou não tiver pensado em uma partida, prepare-se então para ver para qual caminho o dia de hoje irá levá-lo. Pois uma nova jornada com certeza iniciará  hoje.

8 – A Força – Leão

Reconhecimento, saber usar sua força interna. Autoconfiança.

9 – O Eremita – Virgem

Observação. Aproveitar os momentos de solidão para refletir, cultivar a prudência e saber se guiar pelo próprio conhecimento.

10 – A Roda da Fortuna – Jupiter

Sorte, expansão, crescimento. Possibilidade de redirecionamento.

11 – A Justiça – Libra

Ver o que está fora de equilibrio e fazer os ajustamento necessários. Colher o que é certo e justo.

Seja justo e considere as consequências de seus atos a longo prazo. Você poderá hoje também, confrontar com as consequências de uma situação do passado. Dependeno de como você se comportou naquela época, o seu dia será pleno de alegria ou terá que encarar uma sensação de mal-estar.

12 – O Enforcado – Netuno

Sacrifício e abdicação. Saber esperar as circunstancias melhorarem.

13 – A Morte – Escorpião

Mudanças e finalizações. Regeneração e renascimento.

14 – Temperança – Sagitario

Compromisso e cooperação. Testar o terreno antes da caminhada. Sentimentos de aceitação. Meio termo.

15 – O Diabo – Capricornio

Vício. Compulsão. Sexualidade. Energia. Redescoberta das paixões.

16 – A Torre – Marte

Revelação. A vida nunca mais será a mesma. Mudança repentina e inesperada.

17 – A Estrela – Aquário

Realização de sonhos e visões. Desejos se tornando realidade. Renovação  da esperança e da fé.

18 – A Lua – Peixes

Sonhos e ilusões. As coisas talvez não sejam como parecem. O poder do subconsciente.

19 – O Sol – Sol

Uma carta extremamente positiva, que denota o crescimento da vida e o aumento do potencial em um ou mais aspectos da vida. Vitalidade e Alegria.

20 – O Julgamento

Plutão – Necessidade de uma tomada de decisão. Atitude mais positiva.

21 – Mundo – Saturno

Essa carta é a melhor de todas.  A grande colheita após muito tempo de trabalho.Finalização de uma tarefa.