Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

quarta-feira, 25 de maio de 2011

carta do dia*alegria 3 de copas*


3 de Copas

QUARTA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2011

Olha, gente... A única coisa que eu posso dizer em minha defesa é que eu estava de olhos fechados quando puxei a carta, tá? :-)

Mas confesso que estava torcendo para que viesse outra carta assim, no mesmo astral que a de ontem, porque eu amei! Foi um dia ótimo, mesmo com o trabalho em excesso e a inspiração em falta...rs

É muito bom sentir a alegria espontânea... que vem de dentro e não a que é resultante de um fator externo. Afinal de contas, nem sempre podemos contar com um bom fator externo, né?

E, vejam vocês, hoje é quarta-feira de Mercúrio, quando vamos dar destaque à auto-expressão, à comunicação e também à justiça (essa última por conta da influência do Orixá do dia, Xangô).

DIA MUNDIAL DO TAROT


domingo, 22 de maio de 2011

O Mundo


Sucesso


"Cowie — Realização. Realização de objetivos e superação de difi­culdades. O positivo e o negativo estão em equilíbrio, o material e o espiritual estão misturados. Proteção, felicidade e contenta-mento." Fonte:http://pt.shvoong.com/humanities/1699577-os-arcanos-maiores-tarot-arcano/#ixzz1MxO5ZPLK

O mundo ou O Universo representa a etapa final de uma viagem, de uma tarefa.
É o momento de conclusão, o ultimo capitulo de uma novela cheia de altos e baixos, com muito drama, comédia, suspense, enfim, onde tudo que foi possível ou imaginado aconteceu, onde pessoas acompanharam ou se afastaram, e agora temos aquela sensação de ter atingido o topo do mundo.
É aquele momento onde as coisas foram colocadas em seu devido lugar, como se nota em alguns baralhos, representados na figura dos 4 elementos e 4 animais.
Em termos práticos, essa carta pode representar a conclusão escolar, ou a realização de um grande projeto profissional, pessoal, onde tudo acaba com sucesso.
Chegar nesse processo exige muita garra, muita determinação, disciplina, e sonho. O sonho ajuda a gente a ter um objetivo , uma meta a ser atingida.
Todo mundo tem seu lugar no mundo, todo mundo tem um projeto pra realizar, uma missão a cumprir.
Então que essa carta importante, possa simbolizar a conclusão de algo importante na vida de cada um de vocês.
Agradeçamos a cada sonho que se concretiza, mas que no nosso mundo, outros sonhos possam nascer.
Sempre é bom se manter ativo

sábado, 21 de maio de 2011

AROMOTERAPIA E AUTOCONHECIMENTO


sábado, 21 de maio de 2011

Aromaterapia e Autoconhecimento


Em algum momento da vida é comum pararmos e questionarmos: “quem sou eu?”.  
Esta dúvida pode ser apenas a primeira de uma série de questionamentos a cerca de nossas próprias vidas. O autoconhecimento é nossa busca por nós mesmos, como somos, como reagimos a estímulos externos, nossos medos e nossas motivações, o que nos paralisa, o que nos tranquiliza, o nosso biorritmo, nossa mente!
São tantas variáveis, tantas facetas que podemos passar uma vida inteira atrás de nós mesmos. Fantástico e assustador ao mesmo tempo! E nada melhor do que utilizar óleos essenciais para acalmar, clarear e encorajar neste processo tão intenso e revelador. 
Quando levamos a vida na inércia, agindo de acordo com padrões pré-estabelecidos pela sociedade ou pela família, geralmente seguimos caminhos que não aqueles que nos levarão a uma sensação de plenitude, de saber quem realmente somos! Sentirmo-nos incomodados com esta forma de viver é o primeiro indício de que nascemos cada um com nossas próprias individualidades e, desta forma, com nossos próprios “scripts” de vida.
Quando estimulados desde crianças a desenvolver nossos potenciais, conseguimos crescer livres para encontrar nosso lugar neste mundão afora. Do contrário, acontece o que vemos aos montes: rigidez e dificuldade das pessoas em lidar com diversas situações, criando o que chamamos de couraças, impedindo nossa própria essência de aflorar. Doenças do corpo e da mente sinalizando que algo não vai bem, até que um grito interior nos faz acordar para uma nova vida. 
Utilizar óleos essenciais implica em necessariamente cutucar a mente e as nossas emoções. É praticamente inevitável impedir reações de acontecerem quando se introduz no mundo dos aromas. Por isto, é pegar ou largar! Se entregar definitivamente ao mundo das emoções e do autoconhecimento ou fugir deles, suprimir o olfato ou a própria respiração.
Como as pessoas vivem ser respirar? Sim, tem gente que vive sem identificar aromas ou mesmo sem respirar, ah, se tem! Se você for um deles, preste atenção. Sem uma livre respiração, não há como penetrar dentro de si mesmo. Por conta disto, as principais técnicas de autoconhecimento incluem a meditação e exercícios de respiração. Então, o primeiro passo é respirar. 

Existe uma técnica de lavagem nasal, muito usada na Índia que é realizada com uma espécie de bule chamada de lota ou jalaneti que é muito útil em casos de rinite e sinusite crônicos. É preciso também aprender a respirar corretamente - a respiração abdominal, com inspirações e expirações mais profundas e longas. Respirando melhor, oxigenamos melhor o cérebro.
Aí, sim, pode-se utilizar óleos essenciais como o de hortelã-pimenta para descongestionar a mente, manjericão para clarear as idéias e alecrim para aumentar a consciência mental. Junípero limpa emocionalmente.
Esta etapa do processo pode ser dolorosa para quem não está acostumado à liberdade. E pode mudar a vida completamente. Para melhor!
Aí vem a ansiedade, a vontade de que tudo comece a acontecer. E o medo. O medo de não saber o que fazer, já que liberdade implica em vontade própria. 
O pássaro preso não precisa pensar, basta comer, beber água e cantar. O pássaro livre tem que voar para caçar, para fugir, para buscar moradia, para acasalar. Tem que fazer escolhas e estar atento.
O ser humano tem uma mente diferenciada. E o medo é um dos componentes que garante a sua sobrevivência. Domar o medo é um desafio neste momento. Óleos essenciais que fortaleçam a autoconfiança e a fé ajudam a perceber que não estamos sozinhos nesta empreitada e que podemos contar com uma força superior em nossa longa caminhada.
Olíbano ajuda a confortar o coração e estabilizar nossas emoções. O junípero trabalha de forma semelhante, tendo sido usado extensivamente em templos tibetanos. Elimina a negatividade e fortalece a força de vontade.
A lavanda, clássica para limpeza e purificação, alivia e dá paz, acalmando o coração.
Os cítricos dão leveza e trazem positividade e alegria, ajudando a vencer os medos.
Gerânio e ylang-ylang ajudarão a equilibrar a ansiedade e o ylang-ylang especialmente a respiração e os batimentos cardíacos.
Fechar os olhos durante a inalação dos óleos ajuda a percepção do ritmo corporal e mental, se auto-regulando, se acalmando, ficando propício para a jornada interior. 
O agora passa a ser o mais importante e não mais o passado e o futuro. O passado ajuda a nos ensinar o que podemos fazer melhor e o futuro vai depender do que fizermos agora. Começar a ouvir nosso interior, nosso coração e nossa respiração quando nos deparamos com situações novas e inesperadas. E a intuição na hora de decisões que temos que tomar. Munir-nos de conhecimento para embasar estas decisões de forma a termos segurança dos resultados. Permitirmo-nos sentir medo, impaciência, raiva e outros sentimentos negativos e procurar saber o que os está motivando e como fazer para acalmá-los. Não suprimi-los.
Usar o óleo de funcho-doce para ajudar em nossa auto-expressão e digestão das sensações que nos comem por dentro.
Inalar muita bergamota quando o pessimismo aparecer ou o alecrim quando a autoestima baixar e sentir insegurança.
Cipreste para dar vigor e muito cedro e sândalo quando sentir fraqueza.
Vetiver ajuda na divagação excessiva, trazendo os pés para o chão, pois muita divagação impede a ação. 
O autoconhecimento é um processo contínuo e crescente. E muito gratificante. Quanto mais nos conhecemos, menos frequentes são as sensações negativas ao meio externo. Medo, ansiedade, raiva, indignação, tristeza entre tantas outras passam a ser coisa do passado e mesmo quando houver, através de análises das reações do corpo e da mente, passa a ser ainda mais fácil corrigir rotas e atingir nossas metas de vida, nossos sonhos. Mas estes são assuntos para as próximas colunas! 
Receitinha da semana:
Sinergia para se apresentar a si mesmo:
20 gotas de alecrim (exceto para hipertensos, epiléticos e grávidas) 
20 gotas de manjericão
10 gotas de olíbano

Misture tudo e pingue 10 gotas no difusor elétrico ou no rechô à vela, pela manhã. 
Beatriz Yoshimura
Escrito por Beatriz Yoshimura, para o portal Você em Equilíbrio da Nextel
03/05/2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MULHERES


MULHERES, MÃES E FILHAS E IRMÃS...

  














Às vezes penso nas nossas diferenças como mulheres, nas nossas diferentes idades e fases...nas nossas perspectivas de vida, nas nossas crenças, esperanças e sonhos. Cada uma de nós tão diferente à partida e tão igual no mais íntimo…no anseio de amor e partilha…

Olho a expressão do fundo da alma de cada uma e vejo o seu foco e o seu fogo…

E vejo agora todas as formas de cuidar e curar e querer transformar o mundo, ajudar e dar-se incondicionalmente ou muito intimamente a alguém que ainda se sonha ser a razão da vida…mas não…tenho pena mas não creio já que alguém nos ame ou nos faça sentir mais nós ou melhor na nossa pele…Nós só dependemos de nós para sermos…

A vida ensinou-me isto…não me permitiu a ilusão da fusão a dois…não me deixou cair na tentação de perseguir um amor romântico. 

Não foi uma escolha minha mas um destino…e cada um queira ou não, vive o seu destino por mais que julgue que o contrarie. E eu vejo a vida assim…e talvez tenha lutado contra o que parecia irreversível na minha vida, mas das escolhas que fiz acabei sempre por voltar ao caminho que sabia me era destinado: ser uma pessoa só…mas encontrei nas encruzilhadas da minha vida, quando mais precisava, seres espantosos que me salvaram do sofrimento ou da dor ou ainda do que me parecia cruel abandono…e cruzando as almas os nossos caminhos, abraçamo-nos, rimos e choramos, partilhamos momentos inesquecíveis, outros dolorosos e depois, a breve trecho, cada qual seguiu sempre o seu caminho ou encontrou alguém com que sonhava…mas curioso, não era eu nunca quem procuravam…

Assim, passei ou passaram muitos seres, e também belas almas, no meu caminho, mas nunca nenhuma, ninguém… me encontrou a mim…nem eu encontrei a minha alma gémea ou irmã nesta Terra…

Sim, às vezes tenho ainda pena mas agora que estou a envelhecer a olhos vistos… sinto que me livraram de um mito e espero assim poder mergulhar inteiramente nesta realidade que sou para lá de mim, desta mente e deste corpo…mergulhar no infinito e nunca mais ter medo de ser só

DEUSAS


EVOCAR A DEUSA


A DEUSA ADORMECIDA...


Quando evoco a Deusa ou falo da Mulher exaustivamente não é para fazer a apologia de uma mulher em especial nem da sua sexualidade em particular. Não se trata de sexualidade como não se trata de espiritualidade. Trata-se de VIDA vivida no seu potencial máximo.

Sonho a reconstrução do Templo da Deusa na Nova Era, dentro de cada Mulher.

Portanto o que eu escrevo e defendo aqui é uma essência comum a TODAS as mulheres independentemente das suas maneiras de ser, de vidas vividas, de serem mães ou filhas, esposas ou amantes ou de terem diferentes preferências sexuais. 

Faço este esclarecimento porque directa ou indirectamente o saibam e para que não restem dúvidas que não há nem rituais nem tradições, não há religião, nem fé…e quero sublinhá-lo bem, dizer que isto  me parece ser da maior premência para o mundo; trata-se de a mulher voltar a ser Mulher plena, viver a partir da sua ESSÊNCIA, a viver a sua BELEZA natural e a sua SABEDORIA ancestral e inata; trata-se de devolver ao seu SER Mulher, a Mulher Eterna ou o ETERNO FEMININO, completamente perdido da mulher moderna. 

Esse Templo Sagrado, que eu vislumbro há muito, não tem pilares nem paredes que o sustentem nem altares ou padres ou deuses de pedra…mas é toda a Terra e a Natureza viva e sacerdotisas secretas, iniciadas, em cada mulher que se resgata do ostracismo social a que foi votada, que resgata a sua força primordial o seu poder intrínseco... acorda a sua Voz do Útero aquela que é Oráculo… 

Esse trabalho é essencialmente da mulher, esse resgate, mas é no Centro do Coração e na Consciência de um novo SER, homem-mulher, o Indivíduo - aquele que não pode ser dividido - que a Deusa se há-de manifestar em pleno! Para que isso aconteça é urgente a integração do Feminino por excelência, no interior da cada ser – homem ou mulher para que assim se possa manifestar no mundo exterior... Só assim a Mãe será uma realidade em todo o mundo! E o Mundo poderá ter Paz…
rleonorpedro


UMA RECEITA DE ALQUÍMICA DE SOLUCIO

Dissolve então sol e lua em nossa água solvente, que é familiar e amigável, cuja natureza mais se aproxima deles, como se fosse um útero, uma mãe, uma matriz, o princípio e o fim de sua vida. E esta é a própria razão pela qual eles são melhorados ou corrigidos nesta água, porque o semelhante se rejubila no semelhante... Assim, convém te unires aos consaguínios ou aos da tua espécie... E como o sol e a lua têm sua origem nesta água, sua mãe, é necessário, portanto, que nela voltem a entra, isto é, no útero de sua mãe, para que possam ser regenerados ou nascer de novo, e com mais saíde, mais nobreza e mais força."

 In Secret Book of Arthiu

HÉCATE-A ENCRUZILHADA


O MEDO DE SER BRUXA OU FEITICEIRA...

HECATE PRESIDE SOBRE OS MOMENTOS DE VERDADE




 


“Quando se fala de verdade para alguém, tal verdade abala os fundamentos de uma premissa, este momento se torna uma encruzilhada na estrada. Do mesmo modo, quando se perde a verdade, Hecate é a sabedoria interior que prepara a pessoa para ouvi-la. Às vezes, a pessoa pode encontrar-se inesperadamente no entroncamento de Hecate quando algo acontece que a coloca na berlinda. Pode ser uma exposição pública que exija uma declaração oficial. Ou sabendo que “calar é consentir”, a pessoa pode dar-se conta de que esse é o momento de se contar a verdade doa a quem doer. À parte o facto da influência que se possa ter sobre a situação, tais momentos de decisão são verdadeiros aparadores de arestas da alma.

Às vezes, quando se sabe o que se tem a fazer pode parecer meio herética, surge um medo irracional, uma reacção emocional que parece antecipar o grito de “Queimem a Bruxa”. Esse medo é transpessoal e parece estar alojada na psique feminina, bem próximo da superfície, onde ainda se esconde o pavor de ser rotulada e perseguida como feiticeira. Sentir o medo e fazer o que precisa ser feito, não obstante exige muita coragem. Com o efeito do campo mórfico, quanto mais mulheres confrontarem esse medo colectivo, mais fácil se tornará para outras fazerem o mesmo.

Quando Perséfone voltou do mundo subterrâneo, Hecate tornou-se a sua companheira constante. E assim funciona connosco. A sabedoria de Hecate se adquire com a experiência da vida – de se ter vivido uma longa vida. Com Hecate, a idade se torna sabedoria

quarta-feira, 18 de maio de 2011

MÃE TERRA


18/05/2011

Lei a favor da Mãe Terra

Bolívia cria Lei da Mãe Terra: País dá exemplo ao mundo

A Bolívia está em vias da aprovar a primeira legislação mundial dando à natureza direitos iguais aos dos humanos. A Lei da Mãe Terra, que conta com apoio de políticos e grupos sociais, é uma enorme redefinição de direitos. Ela qualifica os ricos depósitos minerais do país como "bençãos", e se espera que promova uma mudança importante na conservação e em medidas sociais para a redução da poluição e controle da indústria, em um país que tem sido há anos destruído por conta de seus recursos, informa o Celsias.



A Lei da Mãe Terra vai estabelecer 11 direitos para a natureza, incluindo o direito à vida, o direito da continuação de ciclos e processos vitais livres de alteração humana, o direito a água e ar limpos, o direito ao equilíbrio, e o direito de não ter estruturas celulares modificadas ou alteradas geneticamente. 

Ela também vai assegurar o direito de o país "não ser afetado por megaestruturas e projetos de desenvolvimento que afetem o equilíbrio de ecossistemas e as comunidades locais".
Esta mudança significa a ressurgência da visão de um mundo indígena andino, que coloca a deusa da Terra e do ambiente, Pachamama, no centro de toda a vida. Esta visão considera iguais os direitos humanos e de todas as outras entidades. A Bolivia sofre há tempos sérios problema ambientais com a mineração de alumínio, prata, ouro e outras matérias primas.

Em uma entrevista, o ministro das Relações Exteriores da Bolívia e especialista em cosmovisão andina, David Choquehuanca, explica os principais detalhes desta proposta que situa a vida e a natureza como eixos centrais.

"Queremos voltar a Viver Bem, o que significa que agora começamos a valorizar a nossa história, a nossa música, a nossa vestimenta, a nossa cultura, o nosso idioma, os nossos recursos naturais, e, depois de valorizar, decidimos recuperar tudo o que é nosso, voltar a ser o que éramos”.
O artigo 8 da CPE estabelece que: “O Estado assume e promove como princípios ético-morais da sociedade plural: ama qhilla, ama llulla, ama suwa (não sejas preguiçoso, não sejas mentiroso nem ladrão), suma qamaña (viver bem), ñandereko (vida harmoniosa), teko kavi (vida boa), ivi maraei (terra sem males) y qhapaj ñan (caminho ou vida nobre).

O Chanceler marcou distância com o socialismo e mais ainda com o capitalismo. O primeiro busca satisfazer as necessidades humanas e para o capitalismo o mais importante é o dinheiro e a mais-valia.

De acordo com David Choquehuanca, o Viver Bem é um processo que está apenas começando e que pouco a pouco irá se massificando.

“Para os que pertencem à cultura da vida, o mais importante não é o dinheiro nem o ouro, nem o ser humano, porque ele está em último lugar. O mais importante são os rios, o ar, as montanhas, as estrelas, as formigas, as borboletas (...) O ser humano está em último lugar, para nós o mais importante é a vida”.


Estas são as características que pouco a pouco serão implementadas no novo Estado Plurinacional da Bolívia:

Priorizar a vida


Viver Bem é buscar a vivência em comunidade, onde todos os integrantes se preocupam com todos. O mais importante não é o ser humano (como afirma o socialismo) nem o dinheiro (como postula o capitalismo), mas a vida. Pretende-se buscar uma vida mais simples. Que seja o caminho da harmonia com a natureza e a vida, com o objetivo de salvar o planeta e dar a prioridade à humanidade.

Respeitar a mulher

Viver Bem é respeitar a mulher, porque ela representa a Pachamama, que é a Mãe Terra que tem a capacidade de dar vida e de cuidar de todos os seus frutos. Por estas razões, dentro das comunidades, a mulher é valorizada e está presente em todas as atividades orientadas à vida, à criação, à educação e à revitalização da cultura. Os moradores das comunidades indígenas valorizam a mulher como base da organização social, porque transmitem aos seus filhos os saberes de sua cultura.

Viver Bem e NÃO melhor

Viver Bem é diferente de viver melhor, o que se relaciona com o capitalismo. Para a nova doutrina do Estado Plurinacional, viver melhor se traduz em egoísmo, desinteresse pelos outros, individualismo e pensar somente no lucro. Considera que a doutrina capitalista impulsiona a exploração das pessoas para a concentração de riquezas em poucas mãos, ao passo que o Viver Bem aponta para uma vida simples, que mantém uma produção equilibrada.

Respeitar as diferenças

Viver Bem é respeitar o outro, saber escutar todo aquele que deseja falar, sem discriminação ou qualquer tipo de submissão. Não se postula a tolerância, mas o respeito, já que, mesmo que cada cultura ou região tenha uma forma diferente de pensar, para viver bem e em harmonia é necessário respeitar essas diferenças. Esta doutrina inclui todos os seres que habitam o planeta, como os animais e as plantas.

Escutar os anciãos
Viver Bem é ler as rugas dos avós para poder retomar o caminho. O Chanceler destaca que uma das principais fontes de aprendizagem são os anciãos das comunidades, que guardam histórias e costumes que com o passar dos anos vão se perdendo. “Nossos avós são bibliotecas ambulantes, assim que devemos aprender com eles”, menciona. Portanto, os anciãos são respeitados e consultados nas comunidades indígenas do país.

Viver em complementaridade

Viver Bem é priorizar a complementaridade, que postula que todos os seres que vivem no planeta se complementam uns com os outros. Nas comunidades, a criança se complementa com o avô, o homem com a mulher, etc. Um exemplo colocado pelo Chancelerespecifica que o homem não deve matar as plantas, porque elas complementam a sua existência e ajudam para que sobreviva.

Aproveitar a água
Viver Bem é distribuir racionalmente a água e aproveitá-la de maneira correta. OMinistro das Relações Exteriores comenta que a água é o leite dos seres que habitam o planeta. “Temos muitas coisas, recursos naturais, água e, por exemplo, a França não tem a quantidade de água nem a quantidade de terra que há em nosso país, mas vemos que não há nenhum Movimento Sem Terra, assim que devemos valorizar o que temos e preservá-lo o melhor possível, isso é Viver Bem”.

Equilíbrio com a natureza

Viver Bem é levar uma vida equilibrada com todos os seres dentro de uma comunidade. Assim como a democracia, a justiça também é considerada excludente, de acordo com o chanceler David Choquehuanca, porque só leva em conta as pessoas dentro de uma comunidade e não o que é mais importante: a vida e a harmonia do ser humano com a natureza. É por isso que Viver Bem aspira a ter uma sociedade com equidade e sem exclusão.

Priorizar direitos cósmicos

Viver Bem é dar prioridade aos direitos cósmicos antes que aos Direitos Humanos. Quando o Governo fala de mudança climática, também se refere aos direitos cósmicos, garante o Ministro das Relações Exteriores. “Por isso, o Presidente (Evo Morales) diz que vai ser mais importante falar sobre os direitos da Mãe Terra do que falar sobre os direitos humanos”.

Saber comer

Viver Bem é saber alimentar-se, saber combinar os alimentos adequados a partir das estações do ano (alimentos de acordo com a época). O ministro das Relações Exteriores,David Choquehuanca, explica que esta consigna deve se reger com base na prática dos ancestrais que se alimentam com um determinado produto durante toda a estação. Comenta que alimentar-se bem garante boa saúde.

Saber beber

Viver Bem é saber beber álcool com moderação. Nas comunidades indígenas cada festa tem um significado e o álcool está presente na celebração, mas é consumido sem exageros ou ofender alguém. “Temos que saber beber; em nossas comunidades tínhamos verdadeiras festas que estavam relacionadas com as estações do ano. Não é ir a uma cantina e se envenenar com cerveja e matar os neurônios”.

Saber dançar

Viver Bem é saber dançar [danzar], não simplesmente saber bailar [bailar]. A dança se relaciona com alguns fatos concretos, como a colheita ou o plantio. As comunidades continuam honrando com dança e música a Pachamama, principalmente em épocas agrícolas; entretanto, nas cidades as danças originárias são consideradas expressões folclóricas. Na nova doutrina se renovará o verdadeiro significado do dançar.

Saber trabalhar

Viver Bem é considerar o trabalho como festa. “O trabalho para nós é felicidade”, disse o chanceler David Choquehuanca, que recalca que ao contrário do capitalismo onde se paga para trabalhar, no novo modelo do Estado Plurinacional, se retoma o pensamento ancestral de considerar o trabalho como festa. É uma forma de crescimento, é por isso que nas culturas indígenas se trabalha desde pequeno.

Retomar o Abya Yala

Viver bem é promover a união de todos os povos em uma grande família. Para o Chanceler, isto implica em que todas as regiões do país se reconstituam no que ancestralmente se considerou como uma grande comunidade. “Isto tem que se estender a todos os países. É por isso que vemos bons sinais de presidentes que estão na tarefa de unir todos os povos e voltar a ser o Abya Yala que fomos”.

Reincorporar a agricultura

Viver Bem é reincorporar a agricultura às comunidades. Parte desta doutrina do novo Estado Plurinacional é recuperar as formas de vivência em comunidade, como o trabalho na terra, cultivando produtos para cobrir as necessidades básicas para a subsistência. Neste ponto se fará a devolução de terras às comunidades, de maneira que se produzam as economias locais.

Saber se comunicar

Viver Bem é saber se comunicar. No novo Estado Pluninacional se pretende retomar a comunicação que existia nas comunidades ancestrais. O diálogo é o resultado desta boa comunicação mencionada pelo Chanceler. “Temos que nos comunicar como antes os nossos pais o faziam, e resolviam os problemas sem que se apresentassem conflitos, não temos que perder isso”.

O Viver Bem não é “viver melhor”, como propõe o capitalismo

Entre os preceitos estabelecidos pelo novo modelo do Estado Plurinacional, figuram o controle social, a reciprocidade e o respeito à mulher e ao idoso.

Controle social

Viver Bem é realizar um controle obrigatório entre os habitantes de uma comunidade. “Este controle é diferente do proposto pela Participação Popular, que foi rechaçado (por algumas comunidades) porque reduz a verdadeira participação das pessoas”, disse o chanceler Choquehuanca. Nos tempos ancestrais, “todos se encarregavam de controlar as funções que suas principais autoridades realizavam”.

Trabalhar em reciprocidade

Viver Bem é retomar a reciprocidade do trabalho nas comunidades. Nos povos indígenas esta prática se denomina ayni, que não é mais do que devolver em trabalho a ajuda prestada por uma família em uma atividade agrícola, como o plantio ou a colheita. “É mais um dos princípios ou códigos que garantirão o equilíbrio nas grandes secas”, explica o Ministro das Relações Exteriores.

Não roubar e não mentir

Viver Bem é basear-se no ama suwa e ama qhilla (não roubar e não mentir, em quéchua). É um dos preceitos que também estão incluídos na nova Constituição Política do Estado e que o Presidente prometeu respeitar. Do mesmo modo, para o Chanceler é fundamental que dentro das comunidades se respeitem estes princípios para conseguir o bem-estar e confiança em seus habitantes. “Todos são códigos que devem ser seguidos para que consigamos viver bem no futuro”.

Proteger as sementes

Viver Bem é proteger e guardar as sementes para que no futuro se evite o uso de produtos transgênicos. O livro Viver Bem, como resposta à crise global, da Chancelaria da Bolívia, especifica que uma das características deste novo modelo é preservar a riqueza agrícola ancestral com a criação de bancos de sementes que evitem a utilização de transgênicos para incrementar a produtividade, porque se diz que esta mistura com químicos prejudica e acaba com as sementes milenares.

Recuperar recursos

Viver Bem é recuperar a riqueza natural do país e permitir que todos se beneficiem desta de maneira equilibrada e equitativa. A finalidade da doutrina do Viver Bem também é a de nacionalizar e recuperar as empresas estratégicas do país no marco do equilíbrio e da convivência entre o ser humano e a natureza em contraposição à exploração irracional dos recursos naturais. “Deve-se, sobretudo, priorizar a natureza”, acrescentou o Chanceler.

Exercer a soberania

Viver Bem é construir, a partir das comunidades, o exercício da soberania no país. Isto significa, segundo o livro Viver Bem, como resposta à crise global, que se chegará a uma soberania por meio do consenso comunal que defina e construa a unidade e a responsabilidade a favor do bem comum, sem que nada falte. Nesse marco, se reconstruirão as comunidades e nações para construir uma sociedade soberana que será administrada em harmonia com o indivíduo, a natureza e o cosmos.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Danças circulares sagradas


 A história das "Danças Circulares Sagradas"



Histórico das Danças Circulares

Foi a partir do encontro entre o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien (1908-1986) e as danças populares da Europa que veio a inspiração para as Danças Circulares Sagradas.
.
Bernhard procurava uma forma de expressão de seus sentimentos e teve a inspiração de adaptar as danças folclóricas à poderosa formação circular. Para ele o sagrado estava no fato de que apenas o dançarino conseguiria perceber a necessidade de tornar-se muito presente para apropriar-se da dança, da essência daquele povo que a criou e sua tradição artística. E, dessa forma, poderia sentir e vivenciar seu efeito curativo e terapêutico.
.
Em 1976 Bernhard levou uma coletânea de danças para Findhorn, uma comunidade no norte da Escócia. O sucesso foi tanto que Findhorn tornou-se o foco a partir do qual as danças se espalharam pelo mundo como numa rede internacional de meditação pela dança.
A força das danças como instrumento facilitador do relacionamento interpessoal foi reconhecido por diversos facilitadores e cada vez mais vem sendo levado para programas de treinamento.
.
As Danças Circulares focalizadas no contexto empresarial propiciam o desenvolvimento de programas de treinamento com diferentes objetivos.
Isso porque ao se dançar em círculo e no grupo, o participante é levado a desenvolver suas múltiplas dimensões de indivíduo(física/mental/emocional/espiritual), além de criar uma percepção de equipe e de liderança compartilhada.
.
Utilizando-se de músicas étnicas, clássicas ou contemporâneas e dançadas em sua maioria de mãos dadas e em círculo, as danças remetem-se as raízes, ao folclore, ao regional.
Os passos vão do mais simples ao mais elaborado, onde o maior enfoque não é a técnica, e sim o sentimento de união, de grupo, o do espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apóiam e auxiliam os colegas.
Existe uma única regra: “pode-se errar sempre” e um pedido: “deve-se permanecer na roda mesmo que se erre”, e é justamente isso que permite a participação sem cobrança ou receio de se expor.
.
Por isso a dança é, ao mesmo tempo, um momento de alegria e de aprendizado. Fornece a oportunidade de expressão corporal aliada com o ritmo e a colaboração, pois todos na roda atuam para que seus parceiros e parceiras entrem na harmonia da melodia.
Cada dança apresenta um desafio diferente levando ao participante desenvolver estratégias intuitivas que o permitam elevar sua eficácia, seja como o líder, que conduz o grupo a um objetivo específico e sempre atento aos movimentos e necessidades de sua equipe. Seja como liderado, sintonizado ao direcionamento do líder e ao mesmo tempo com a percepção do contexto no qual está inserido.
.
É nesse ambiente de cooperação onde há a busca de objetivos comuns entre os membros da equipe é que se transforma o trabalho numa atividade desafiadora e ao mesmo tempo mais atrativa gerando excelência nos resultados através das pessoas.
.
Alguns Benefícios da Dança Circular

como um Recurso para Treinamento.
No indivíduo.
Nos aspectos Físicos:
Flexibilidade
Ritmo
Coordenação Motora
Condicionamento Físico
.
Nos aspectos emocionais:
Equilíbrio Emocional
Autonomia
Comprometimento na Ação
Qualidade de Vida
Alegria
.
Nos aspectos mentais:
Lateralidade
Memória
Sintonia entre Hemisférios
Organização
Visão Estratégica
.
Nos aspectos espirituais
Centramento/Eixo
Melhora na Auto-Estima
Meditação Ativa
Autoconhecimento
Paz Interior
Atenção Plena

Lisa Thiel - I Am The Goddess

Hail Inanna! Queen of Heaven!

LUA CHEIA DE BUDA


Festival de Wesak - Celebração na Lua Cheia de Escorpião


Insiro aqui links para vídeo e textos referentes ao Festival de Wesak, a grande comemoração espiritual que ocorre hoje, 17/05/2011, na Lua Cheia mais importante do ano, por isso mesmo chamada de Lua da Iluminação.
Encerro com o link para o vídeo com a música A Paz, de Gilberto Gil e João Donato, na voz de Zizi Possi.

segunda-feira, 16 de maio de 2011


SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2011

Stelliun : Júpiter,Vênus,Marte e Mercúrio [ocorrido em 11 de maio]

"Quando Vênus e Júpiter se encontram visíveis, os pedidos dos homens na terra alcançam o coração dos deuses no céu." 


Astrólogos de Nínive e Babilônia 4000 a.C.


Os planetas Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter estão alinhados nesta sexta-feira pela primeira vez em mais de 100 anos. 
[em 11 de maio]


O espetáculo pode ser visto nos céus de Sidney (Austrália) e na região do hemisfério sul da Oceania. 

Vênus, Júpiter e Mercúrio formam um pequeno triângulo. 
Marte é um pouco mais difícil de vislumbrar.

Durante o mês de maio, pouco antes do nascer do Sol, os observadores do céu estão estarão diante do último grande agrupamento planetário a ser visto neste século. Basta olhar para Júpiter, que é o segundo mais brilhante do grupo, que está "deslizando" sobre Vênus.

O fenômeno celestial mantém-se até ao final do mês, período em que os planetas vão mudando de posição. O último alinhamento deste tipo ocorreu em 1910.

Assista ao vídeo informativo da NASA, legendado em português, no Portal da Ufologia Brasileira, link:http://www.ufo.com.br/noticias/raro-espetaculo-quatro-planetas-alinhados

LUA CHEIA DE BUDA- SIGNO ESCORPIÃO


Tempo de Autotransformação: Lua Cheia no Ciclo de Lunação Taurino

Estamos vivendo o período de preparação para a Lua Cheia mais importante do ano: a Lua em Escorpião se opondo ao Sol em Touro.
Há comemorações pelo mundo todo em homenagem a esta fase lunar. 
Eu já a analisei anteriormente, bem como o  Ciclo de Lunação em Touro, por isso sugiro que você leia minhas postagens sobre isto. 
Esta fase lunar teve início hoje, dia 16/05, á 1h07min, mas ficará exata às 8h10min (horário de Brasília) de amanhã, 17/05, a 26º 13’ de Escorpião, o signo da morte, das transformações profundas e do renascimento.
O que eu quero salientar aqui é a importância da preparação para este evento, até porque, a partir do momento em que ela se tornar exata, essa Lua ficará vazia de curso, ou seja, estará sem contato com os demais planetas, gerando certa desorientação e dificultando a concretização de iniciativas e/ou decisões tomadas neste período. 
Mas a conscientização, oportunidade inerente á oposição entre dois astros, não estará impedida, não obstante, eu insista para que você desde já comece a perceber os conflitos trazidos à tona por esta Lua Cheia.
Trata-se de encarar seus apegos e preparar-se para libertar-se deles, na área de sua vida em que esta fase de lunação estiver incidindo, pois o momento é de comprometimento com o processo de autoconhecimento e a partir daí com a autotransformação necessária à sua evolução a qual beneficiará à própria espécie humana .

Para facilitar repasso a seguir um breve perfil positivo de Touro.
Sol transitando pelo signo de Touro está focalizando os recursos em geral, sejam físicos/ materiais, sejam imateriais, pois cabe a este signo dar algum tipo de concretude ao poder criativo e às iniciativas desencadeadas durante a sua estadia (Sol) em Áries.
É o empenho taurino em dar continuidade ao que foi começado e a sua determinação em concretizar as idéias e projetos mais caros que os tornam possíveis e palpáveis, pois Touro visa não só á obtenção, mas, sobretudo, á otimização de resultados. 
Isto porque as energias ligadas a Touro se expressam através de atividades efetivas, tais como: fazer, produzir, construir, usar, manter e até mesmo legar à posteridade os frutos de esforços envidados. Afinal, é assim que este signo, predominantemente sensorial, valoriza a experiência terrena e se aprofunda nela.
Este aprofundar-se na experiência terrena, por sua vez, requer: calma, atenção, sensibilidade, comprometimento e perseverança, qualidades manifestadas naturalmente quando há a sintonia positiva com as energias taurinas.
 Sem a calma, a atenção torna-se comprometida e perde-se a sensibilidade necessária para valorizar o que é essencial em detrimento do supérfluo; neste caso, os recursos disponíveis podem ser ignorados, subestimados ou ainda usados inadequadamente.

Sem comprometimento efetivo com ideais, ideias, projetos e até mesmo interações, não há perseverança e qualquer obstáculo ou dificuldade atuará como desestímulo levando à interrupção do processo em curso, portanto ao desperdício de recursos em geral e à perda de oportunidades.
Assumir responsabilidades sócio-profissionais, ser leal, ter disciplina e determinação para prover os recursos necessários à sua sobrevivência e a de seus entes queridos são sem dúvida grandes qualidades taurinas.   
É importante, porém, identificar e reconhecer os traços negativos de Touro, sendo um dos mais característicos a tendência a apegos.
Ao contrário do que muita gente imagina, não é só o apego material que constitui a face sombria de Touro, mas qualquer tipo de apego, pois faz parte do repertório deste signo a busca de estabilidade e de segurança para que possa sentir-se confortável nesta vida.
Conservadorismo: apego ao que é conhecido, testado e aprovado pelo mundo em que vive.
Adesão aos sistemas de valores e crenças tradicionais, ditados pela sociedade na qual se insere. Vínculo com o passado, mas também com o que é rotineiro e habitual.
Apego material
Extrema identificação com o que faz e possui, de modo a extrair seu senso de identidade e de autoimportância de seus recursos materiais, bens, objetos de estimação e/ou até mesmo de seus atributos físicos.
A perda de um emprego/ trabalho, de bens materiais, de conforto, status, prestígio e até mesmo da juventude ou da beleza física causam sofrimento e desestabilizam completamente quem está em sintonia com este tipo de apego, inclusive de modo irreversível, como o atestam as notícias de suicídios e somatizações graves decorrentes de perdas materiais/físicas.
O medo da perda tem também como subprodutos a possessividade, a mesquinhez, a avareza e a tendência ao açambarcamento, inclusive de alimentos; este pode, por sua vez, levar à obesidade.
Apego Emocional
Confunde amor com posse, lealdade com complacência, gentileza com obrigação, manifestações de afeto com “grude”.
Nas relações que estabelece, seja afetiva, familiar, de amizade ou até mesmo nas parcerias profissionais, tende a manifestar ciúme e é capaz de ignorar alguns princípios éticos em nome da lealdade, que neste caso, nada mais é do que complacência.
Por outro lado, isto pode ter um preço elevado para quem se beneficia desta lealdade, pois a cobrança não se faz esperar, de modo que aquilo que seria gentileza ou até mesmo uma manifestação de afeto acaba tornando-se obrigação, até porque a face sombria de Touro pode ser bastante manipuladora.
Apego a Ideias e a ideais
Ao defender de suas ideias e percepções confunde determinação, persistência e firmeza de postura com teimosia, obstinação obsessiva e até mesmo à rispidez, esta última se dá, sobretudo, quando se sente desvalorizado ou desprestigiado.
Além da tendência a apegos, faz parte do perfil taurino negativo a estreiteza de visão que leva a confundir o ser com o ter e o fazer.
Identificação com o Fazer e o Ter em detrimento do Ser. Sensação de inutilidade e tendência à inércia.
Quando não está fazendo algo que goste ou não se sente devidamente valorizado, a vida parece desprovida de sentido e há tendência a indagar-se de que lhe adianta viver se já não é mais útil? Isto, por sua vez, pode levar à preguiça, ao sono prolongado e até mesmo a somatizações devido ao tédio ou á falta de objetivos.
Por outro lado, a resistência em fazer qualquer coisa que não lhe dê prazer pode transformar-se em hedonismo radical/improdutivo.
“Ver para Crer”: Tudo se reduz á percepção sensorial. Há tendência a restringir a visão de mundo a apenas uma área da vida, de modo ignorar qualquer coisa que escape à percepção sensorial. A crença de que se algo não tem aplicação prática ou não é tangível, é considerado “tolice”, perda de tempo e, portanto, não merece credibilidade, leva a subestimar questões filosóficas, religiosas e sutis.
Pragmatismo Frio: A excessiva identificação com a forma e com a formatação, ou seja, a preocupação excessiva com aparência, com a segurança e com o “ter que enquadrar-se no modelo ditado pelo sistema vigente” pode levar à auto-repressão, portanto inibe o livre pensar e pode até mesmo comprometer a independência acional.
O pragmatismo pode invalidar abordagens conceituais, simbólicas ou experiências mais sutis. A tendência à forte percepção sensorial pode inibir o acesso à mente criativa, à intuição e à espiritualidade.
Desafio de Touro: Usar Seus Recursos para Agregar Valor ao Mundo.
O grande desafio associado à passagem de Sol em Touro consiste em identificar os melhores recursos e potenciais de que você dispõe para poder usá-los eficientemente no mundo em que vive. 
Isto implica em empenhar-se para tornar-se uma pessoa de caráter forte/ consistente, dotada de um sólido senso de valor pessoal e de uma profunda confiança em seus recursos interiores. É isso que lhe possibilitará imprimir ás suas realizações um significado permanente, legando-as à posteridade e, assim, contribuir efetivamente para a evolução da humanidade.
Atenção! Onde quer que Touro esteja em seu Mapa Natal é aí que você terá que aprender a usar os recursos à sua disposição para tornar mais prazerosa, mais harmoniosa e mais feliz, não só a sua vida, mas a de todos com os quais convive. Isto, porém, requer a adoção de uma nova consciência em relação aos recursos físicos/ materiais e à vida terrena.
Trata-se de compreender que os recursos disponíveis são frutos do esforço construtivo de toda humanidade, sendo sua responsabilidade saber usá-los e transformá-los em algo melhor, para si e para o mundo em que vive.
Lua Cheia em Escorpião: Transformando Sombra em Luz!
 A Lua Cheia em Escorpião indica que é hora de privilegiar a sensibilidade, a harmonia e o equilíbrio, tanto internamente, quanto nas relações que você estabelece, pois a palavra-chave aqui é cooperação, seja abrindo-se ás oportunidades que o Universo lhe dá concretizar o seu autoaperfeiçoamento, seja para enriquecer suas relações afetivas e/ou comerciais.
Tenha em mente o seguinte: assumir o controle sobre a própria vida significa antes de tudo libertar-se de padrões viciados e ações compulsivas, através da disciplina e da busca constante pelo autoaperfeiçoamento.
Este é, portanto, um período que requer profundidade, transparência, comprometimento e honestidade em todas as suas ações e relações.
Nada de projetar sobre os outros suas características mais sombrias, nem exigir que eles mudem para que você continue confortavelmente na mesma.
Não é hora de recorrer a jogos de controle e de manipulação para impor a sua vontade visando atender apenas aos seus interesses, seja nas interações pessoais, seja nas sócio-profissonais. Assim como não o é também para ressentimentos, traições, vinganças, possessividade e/ou cenas de ciúmes que tumultuam suas relações e provocam toxicidade emocional.

 Mas é o momento certo para você trilhar o caminho do autoconhecimento, interessar-se por temas ligados à cura, á ecologia, à pesquisa e á espiritualidade, pois ele também é propício para você enfrentar e superar crises, bem como para administrar problemas emocionais complexos e questões que envolvam os recursos alheios e/ou compartilhados. 
Em vez de acomodar-se às situações conhecidas e repetir os mesmos rituais diários focados em objetivos pessoais e egocêntricos, experimente abrir-se à oportunidade que o Universo lhe oferece.
Esta oportunidade envolve saber separar o joio do trigo, o que significa que é hora de você se libertar do que já não lhe serve e/ou está atravancando a sua evolução. Isto inclui relações desequilibradas, nas quais você não consegue mostrar-se tal qual, bem como as que são mantidas apenas em nome do comodismo ou até mesmo para manter as aparências.
Lembre-se que é hora de otimizar seus recursos, e isto inclui seu tempo e suas energias. Manifestar seu eu aquém de suas reais possibilidades, aceitando da vida menos do que você pode, quer e merece receber não é sinal de humildade; é sinal de medo da vida!
Desenvolva o autoconhecimento, exercite a empatia, expanda a sua consciência e a sua visão de mundo para além dos estreitos limites de seu ego e de seus interesses pessoais; não para excluí-los, mas para incluir outras pessoas.
Garimpe dentro de seu interior até encontrar seus recursos mais ricos. E, sem apegos, experimente compartilhá-los com outras pessoas de coração aberto, obtendo prazer em fazê-lo. Certamente sua alma lhe agradecerá!
“Felicidade é o oposto de egoísmo. Sim, felicidade é você não caber em si enquanto egoísmo é você nunca ir além de si mesmo”. (Oscar Quiroga)
Atenção! Esta é a última semana de Sol em Touro, pois ele ingressará em Gêmeos, no dia 22/05, mas três planetas acabaram de entrar neste signo dentre eles seu regente Vênus, que simboliza no Mapa Natal o modo como você tende a se relacionar e, sobretudo, como quer dar e receber amor