Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

sexta-feira, 11 de março de 2011

DOENÇA NADA MAIS É DO QUE DESEQUILÍBRIO DO SER HUMANO EM RELAÇÃO A NATUREZA....


OS SETE ESTÁGIOS DA EMFERMIDADE

OS SETE ESTÁGIOS DA EMFERMIDADE
Nome célebre na divulgação das bases da medicina oriental no Ocidente, o japonês Michio Kushi é conhecido também pela vasta obra dedicada à fundamentação da Macrobiótica. Seu livro A Cura pela Macrobiótica (Ed. Ground) expõe com clareza o conceito holístico de que a doença nada mais é do que a resultante do desequilíbrio do ser humano em relação à natureza e ao universo. Neste texto, extraído do livro, ele mostra que as doenças sempre surgem a partir de um entre sete estágios básicos.
1  – Fadiga ou cansaço
Isto abrange a fadiga física e mental. Quem muda com frequência de emprego, moradia ou cônjuge sofre as consequências deste estágio. Quando as pessoas sadias trabalham demais, podem obviamente sentir-se exaustas, mas ao fim de uma boa noite de sono despertarão sentindo-se completamente restauradas e ansiosas por um novo desafio ou dificuldade. Este estado é muito diferente da fadiga crônica que muitas pessoas experiementam nos dias atuais. Segure com firmeza seu ombro e a parte posterior do pescoço. Caso sinta dor, então possui a tendência de sofrer de fadiga crônica. As maiores causas deste problema constante no mundo moderno são a falta de exercícios físicos aliada aos excessos da alimentação e das bebidas, especialmente o consumo de carne e açucar, que sobrecarregam os músculos e a circulação.
2 – Dores
Problemas com dores musculares, dores ocasionais de cabeça, cólicas menstruais, dores de estômago e outras ocorrem neste segundo estágio no qual o sistema nervoso começa a enfraquecer-se.
3 – Doenças do sangue
As doenças do sangue são várias vezes resultado de um estado sanguíneo muito ácido, gorduroso, denso ou sobrecarregado de colesterol. A qualidade do sangue varia de pessoa para pessoa. Se o sangue tem um estado crônico pobre, pode seguir, entre outras, doenças como a anemia, leucemia, asma, hemofilia, icterícia, varizes, mononucleose, males cutâneos e lepra. Infelizmente, muitas dessas doenças são tidas como incuráveis. No entanto, mesmo uma doença séria como a leucemia é relativamente fácil de controlar através da alimentação adequada, mesmo que a pessoa sofra desse mal há vários anos.
4 – Distúrbios emocionais
Esta categoria abrange problemas como a irritabilidade, impaciência, perturbação, raiva, ansiedade, preocupação, medo e inquietação. Uma pessoa saudável não se deixa perturbar por estados emocionais negativos. Se ficarmos irritados em que seja uma vez por ano, não somos sadios por completo. Idealmente falando, não deveríamos nos irritar uma só vez em toda nossa existência.
5 – Doenças orgânicas
Tuberculose, distúrbios do coração, diabetes, efisema, úlcera e cirrose do fígado são exemplos de doenças orgânicas. Neste estágio, os órgãos começam a degenerar-se.
6 – Doenças nervosas
Estas abrangem vários tipos de doenças mentais, esclerose múltipla, meningite espinhal, mal de Parkinson e os diversos tipos de paralisia. Problemas no sistema nervoso periférico, enquadram-se nesta categoria, a exemplo de distúrbios como morosidade de reação ao estímulo de outras pessoas, falta de memória e os crimes sociais.
7 – Arrogância
Isto ocorre quando procuramos nos isolar da natureza e do universo. Acontece de dois modos. O primeiro é a arrogância yang, que surge na forma de dominação, conquista ou personalismo, que induzem os outros a se afastarem, O segundo tipo de arrogância é mais yin, de um mode geral. Pessoas orgulhosas ou que se isolam sofrem desse de arrogância. Muitas vezes, quando amigos oferecem ajuda ou dão conselhos, a pessoa que sofre de arrogância yin recusa-os ou se afasta. Muitas pessoas idosas têm esse problema, o mesmo ocorrendo com as que se consideram devotas ou religiosas. De um mode geral, este tipo de pessoa não é aberta às opiniões e sugestões alheias. A arrogância é na verdade a causa subjacente da doença e infelicidade humana, sendo ao mesmo tempo o ponto extremo dos seis estágios anteriores. Em última análise, todas as pessoas que sofrem de arrogância cometem suicídios,morrendo de morte não natural, ou por meio de doença, guerra, acidente ou outras causas. O objetivo básico da cura pela Macrobiótica é a cura da arrogância. Embora a medicina moderna possa aliviar um grande número de sintomas a exemplo do que ocorre com a acupuntura e outras formas de medicina oriental, não pode curar a arrogância, esta doença básica

Nenhum comentário:

Postar um comentário