Tarot~~Espelho da Alma~~

ESPELHO DA ALMA*LINGUAGEM DA LUZ

quarta-feira, 9 de março de 2011

ABERTURA-LIBERDADE-


TEMENOS: O CORPO FEMININO...


“Aquilo que o ocidente reprime na sua visão da natureza é o ctónico, termo que significa “da Terra”, mas das suas entranhas, não da superfície.”

Camille Paglia

temenos
É uma palavra grega que significa lugar sagrado e protegido:
“O corpo feminino é um espaço secreto, sagrado. É um recito ritual, um temenos, palavra grega que adoptei nos meus estudos sobre arte. No espaço marcado do corpo feminino, a natureza opera o seu registo mais tenebroso e mecânico. Cada mulher é uma sacerdotisa que guarda o temenos dos mistérios demónincos.
(…)
O corpo feminino é o protótipo de todos os espaços sagrados, desde a caverna-santuário, ao Templo e à Igreja. O Útero é o velado santo sanctorum, um grande desafio, como veremos, para polemistas sexuais como William Blake, que procura abolir a culpa e o secretismo do sexo. O tabu que envolve o corpo feminino é idêntico ao que sempre paira sobre os lugares mágicos.
A mulher é literalmente o oculto, o esconso. Estes misteriosos significados não podem ser alterados, podem apenas ser suprimidos temporariamente, até irromperem de novo na consciência cultural. Nada pode fazer contra o arquétipo. Só destruindo a imaginação e a lobotomizando o cérebro, só castrando e operando, é que os sexos se tornariam iguais. Até lá, temos de viver e sonhar na demónica turbulência da natureza.”

In Personas sexuais de Camille Paglia

NOTA A MARGEM:
As mulheres, dentro do SISTEMA PATRIARCAL apesar de, hoje em dia, se julgarem libertas e emancipadas do ponto de vista social económico e político, ainda acusam todas o mesmo sindroma de sujeição e rendição ao homem e aos seus padrões culturais e religiosos, nomeadamente quando se trata de um mentor espiritual, um presumível mestre…tal como o faziam com os pais e os padres …é ver a luta entre elas e as suas manobras para serem as primeiras das capelinhas de qualquer Bairro esotérico…ou como na Roma antiga ou Grécia, num Harém…ou num gineceu…
A ver quais as mais virtuosas, santas ou as mais devotadas, neste caso…para que o olhar redentor do Homem as salve da sua miséria e do pecado….
RLP
***

temenos
É uma palavra grega que significa lugar sagrado e protegido; psicologicamente, indica tanto um recipiente pessoal quanto o sentido de privacidade que cerca um relacionamento analítico.
Jung acreditava que a necessidade de estabelecer ou preservar um temenos é muitas vezes indicada por desenhos ou imagens oníricas de natureza quaternária, como as mandalas.
O símbolo da mandala tem exactamente este significado de lugar sagrado, um temenos para proteger o centro. E é um símbolo que é um dos mais importantes motivos na objectivação das imagens inconscientes. É um meio de proteger o centro da personalidade, pois impede que ela seja atraída para fora ou que seja influenciada pelo mundo exterior.

in "Léxico Junguiano" de Daryl Sharp, pág. 153-154

Nenhum comentário:

Postar um comentário